Armazém do Campo de Porto Alegre reabre suas portas na sede do Sindicato dos Bancários

O Armazém do Campo, iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), reabre suas portas na capital gaúcha, nesta quarta-feira (28), a partir das 9h, agora em nova sede no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (Sindbancários), na região Centro. O espaço, que une comercialização de produtos da reforma agrária e atividades culturais, retoma suas atividades com a apresentação de um restaurante popular, reforçando seu compromisso com a soberania alimentar e a agroecologia.

A rede possui mais de 20 lojas, organizadas em vários estados do país, utilizando a marca Armazém do Campo, localizadas principalmente nas capitais e regiões metropolitanas. Nesses espaços são comercializados produtos da reforma agrária como arroz orgânico, laticínios, sucos, feijão, mel, geleias, molhos de tomate, artesanato e livros.

De acordo com a dirigente nacional do MST no RS, Lara Rodrigues, o espaço é muito importante para estabelecer o diálogo com a sociedade sobre a Reforma Agrária Popular. “Nós buscamos fazer uma gestão coletiva entre nossos setores de produção, gênero, juventude, cultura, saúde e formação”, acrescenta.

Desde seu início em 2021, o Armazém do Campo tem sido um ponto de encontro para quem busca alimentos orgânicos e produtos da agricultura familiar, além de eventos culturais e debates políticos. A nova sede mantém essa proposta, oferecendo uma variedade de produtos agroecológicos, espaço para feiras de produtores assentados e uma livraria com obras sobre questões sociais e políticas.

O restaurante popular, novidade nesta reabertura, servirá refeições a preços acessíveis, priorizando ingredientes orgânicos e de origem local. A iniciativa visa fornecer alimentação saudável à população, ao mesmo tempo em que fortalece a economia dos assentamentos da reforma agrária.

Agatha Picollo, da Cooperativa Central dos Assentamentos do RS (Coceargs), reforça a intenção de estreitar as relações daqueles que já são clientes do armazém e também o público que frequenta o Sindbancários. Para ela, é importante unir forças no debate entre campo e cidade.

O Sindicato dos Bancários, num prédio histórico no centro de Porto Alegre, além de ser um local onde acontecem diversas atividades sindicais, tem também um investimento cultural considerável. Segundo o presidente da entidade, Luciano Fetzner, essa parceria é um sonho antigo. “Há tempos dialogávamos sobre aliarmos, dentro da Casa dos Bancários, toda a transformação e solidariedade que o Armazém do Campo e o MST simbolizam para os trabalhadores do campo, com a união e a resistência que o sindicato simboliza para os trabalhadores urbanos. Unir essas duas lutas tão bonitas e complementares em um mesmo espaço é para nós, além de uma realização, um gesto de esperança e de luta, que através do farol da cultura, certamente irá proporcionar belos frutos.”

Reinauguração

O primeiro Armazém do Campo do Brasil foi inaugurado em 2016, na cidade de São Paulo. Em Porto Alegre, o Armazém do Campo funcionou desde 2021 no bairro Cidade baixa, oferecendo almoço de base agroecológica ao meio-dia e ainda um espaço cultural para diversos eventos à noite. No início de 2024 ele encerrou suas atividades no local, para mudar de endereço. Porém, a enchente que assolou o estado em maio do mesmo ano também comprometeu essa mudança.

Djones Zucolloto, do setor de Produção do MST, aponta que no RS são mais de 20 cooperativas da Reforma Agrária, além de diversas associações e agroindústrias familiares produzindo uma diversidade imensa de alimentos saudáveis. “Com certeza o armazém continuará sendo um espaço para divulgarmos toda essa produção.”

Atividades culturais estão previstas

Diferente do que acontecia no bairro Cidade Baixa, na nova casa serão pensadas atividades culturais que estejam em conformidade com a capacidade do espaço disponível. Além disso, o sindicato já possui uma biblioteca e um cinema que ficam nas salas adjacentes ao armazém. “Então quem quiser assistir um bom filme e na sequência degustar um bom café da reforma agrária, será bem-vindo. Outra possibilidade é almoçar no armazém e já aproveitar para assistir um filminho à tarde”, convida Fetzner.

Serviço:

O quê: Reabertura do Armazém do Campo com inauguração do restaurante popular

Quando: quarta-feira, 28 de maio de 2025

Onde: Sindicato dos Bancários – Rua General Câmara, 424, Centro Histórico, Porto Alegre

Horário: A partir das 11h

Entrada: Grátis

Adicionar aos favoritos o Link permanente.