

Novo capítulo para o Complexo do SESI? Permuta milionária abre caminho para gestão por Blumenau – Foto: Moisés Stuker/NDTV
Uma permuta de R$ 37,6 milhões deve abrir caminho para a municipalização do Complexo do SESI, em Blumenau. O projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado chegou na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) na sexta-feira (23).
O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), natural de Blumenau, será o relator da matéria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A expectativa é que a proposta entre em pauta na próxima terça-feira (03).
Como funcionará a permuta milionária para o Complexo do SESI

Permuta milionária abre caminho para municipalização do Complexo do SESI, em Blumenau – Foto: Eraldo Schnaider/Reprodução ND
A proposta é que a FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), atual proprietária do Complexo do SESI, receba três áreas pertencentes ao Estado como parte da permuta, em troca do complexo esportivo localizado em Blumenau.
Segundo o projeto de lei, são duas áreas em Florianópolis e uma em Joinville, que juntas correspondem a cerca de R$ 37,6 milhões.
“Esta é uma demanda que a gestão municipal estabeleceu como prioritária. Nosso objetivo é que o Complexo do SESI seja efetivamente repassado à prefeitura com a maior brevidade possível”, ressalta o deputado Napoleão Bernardes.
A Prefeitura de Blumenau, o Governo do Estado e FIESC firmaram um protocolo de intenções para a transferência do Complexo Esportivo do Sesi ao município, em julho de 2024.
Contudo, o acordo ainda depende de trâmites burocráticos. A municipalização só será finalizada com a sanção do Governador, após a aprovação na Alesc.
Complexo do SESI é referência no Vale do Itajaí

Complexo do SESI é referência no Vale do Itajaí – Foto: Divulgação/Fiesc/ND
Com uma área de mais de 200 mil metros quadrados, o Complexo Esportivo do SESI é um dos principais espaços dedicados ao esporte na região do Vale do Itajaí.
O complexo esportivo conta com estrutura para diversas modalidades, como futebol, ginástica artística e natação. Com a municipalização, a comunidade e os atletas locais passarão a ter acesso pleno ao espaço.
A expectativa é que, com a aprovação do projeto, Blumenau consiga potencializar ainda mais o uso do espaço, ampliando o acesso da população e fortalecendo o calendário esportivo, cultural e turístico da cidade.
Sobre o complexo esportivo
O Complexo Esportivo Bernardo Wolfgang Werner, o SESI, foi inaugurado em 4 de dezembro de 1978. O terreno foi adquirido e doado pelo município, enquanto a Fiesc se encarregou da construção.
O local sediou grandes eventos como os Jogos Estudantis da Primavera, partidas do BEC e do Metropolitano, entre outras competições.
O Sesi também foi palco de importantes competições estaduais e nacionais, como o Jasc (Jogos Abertos de Santa Catarina) e os Jogos da Juventude, em 2019.
Em 2016, chegou a sediar os treinos preparatórios de atletas estrangeiros que vieram disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro.