A Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba – irá realizar o ‘Oro Dudu: Encontro de Comunicadoras Negras da Paraíba por Reparação e Bem Viver’, no próximo dia 31 de maio, com o objetivo de reunir e mobilizar comunicadoras negras do estado para a 2ª Marcha das Mulheres Negras, marcada para o dia 25 de novembro, em Brasília (DF).

A programação do encontro inclui um café da manhã de acolhimento, uma afrochegança e uma roda de conversa sobre o contexto da marcha, o papel das comunicadoras negras e sua conexão com a luta por Reparação e Bem Viver. A expectativa é de que a marcha leve cerca de um milhão de mulheres negras às ruas da capital federal.
Thais Vital, jornalista e coordenadora de comunicação da Abayomi PB, reforça o convite para a atividade e destaca a importância da mobilização:
“Quero fazer um convite a todas as comunicadoras negras da Paraíba. No próximo sábado, dia 31 de maio, a partir das 8h30 da manhã, no Centro Cultural Piollin, em João Pessoa, a gente vai reunir as mulheres negras que fazem a comunicação no nosso estado para participarem da 2ª Marcha das Mulheres Negras, que acontece no dia 25 de novembro, em Brasília”, destaca ela.
Thais reafirma que o intuito do encontro é fortalecer a comunicação do povo negro:
“Queremos mostrar que a Paraíba tem comunicadoras negras que pensam um projeto político e de nação com centralidade no enfrentamento ao racismo, na reparação e no bem viver. Reforçamos o chamado para que todas as mulheres negras que fazem comunicação na Paraíba – sejam fotógrafas, redatoras, produtoras, videomakers, influenciadoras – estejam conosco nesse momento de construção coletiva.”
As inscrições estão abertas para mulheres negras de todas as áreas da comunicação, sejam profissionais, estudantes ou comunicadoras populares. Para participar, é necessário preencher o formulário: https://forms.gle/tvEURLjAQ5avUQpM9
A Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, também chamada de 2ª Marcha Nacional de Mulheres Negras, será um marco na luta pela garantia de direitos e justiça histórica. A articulação está sendo construída nos 27 estados do país. Na Paraíba, o comitê impulsor foi instaurado em 21 de março de 2024 e reúne organizações de mulheres negras de cerca de 15 municípios. Em 2015, na primeira marcha, cerca de 100 mulheres negras paraibanas estiveram em Brasília. Em 2025, a meta é levar 1.500 mulheres negras do estado.
Serviço
Encontro de comunicadoras negras rumo à Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver
-Quando: 31 de maio de 2025
-Horário: 8h30
-Onde: Centro Cultural Piollin – R. Prof. Sizenando Costa, s/n – Baixo Roger, João Pessoa – PB
-Inscrições: https://forms.gle/tvEURLjAQ5avUQpM9