Câmara de Curitiba tem  mais um ataque machista citando roupas de vereadora

Um debate acalorado nas redes sociais e plenários está sendo protagonizado pelos vereadores de Curitiba Olimpio Araújo (PL) e Camilla Gonda (PSB). O parlamentar usou suas redes sociais para criticar o trabalho da colega. No entanto, no lugar de questionar projetos e posicionamentos, o bolsonarista atacou as roupas e os sapatos da jovem vereadora. Gonda, por sua vez, rebateu mostrando a quantidade de projetos apresentados e dizendo que Olímpio só quer lacrar.

O ataque misógino do vereador Olimpio Araújo teve início nas redes sociais. Em vídeo, ele disse que “Camilla Gonda não tem nada para mostrar além de lacração. Ela só aparece de salto alto em seu Instagram fingindo que está trabalhando nas ruas”.

A provocação foi respondida pela vereadora em plenário. Gonda, que exerce seu primeiro mandato aos 24 anos, disse que “não vai tolerar qualquer tipo de ataque ou deslegitimação da minha atuação enquanto uma mulher”.

Ela prosseguiu: “um homem que reduz o trabalho de uma mulher a detalhes superficiais, como se isso definisse competência. Eu digo com firmeza que o problema não é o meu salto, o problema é que eu incomodo. Sejamos sinceros, seja lá pela forma com que eu me vestisse: eu incomodo porque faço política de verdade, porque eu trabalho e porque eu tenho compromisso com a população”, rebateu Gonda.

Ao comparar a atuação parlamentar com Olímpio, que também está em primeiro mandato, Camilla Gonda expôs protocolo das 1.015 proposições, enquanto que o vereador Olímpio Araujo apresentou 469.

Vereadora comparou sua atuação parlamentar com o colega também em primeiro mandato. Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Também em plenário, ao modo de deboche, também em plenário, Olímpio imitou voz feminina dizendo: “ele está atacando mulheres, ele está atacando mulheres. Aí meu Deus, que homofóbico, que machofóbico, que misógino”, reduziu o debate.

Outros ataques e solidariedade

Questionado em suas redes sociais por conta dos ataques misóginos, o vereador bolsonarista atacou um internauta. “Fernando, opiniões como a sua valem menos que a diarréia de um cachorro de rua com giardia”, escreveu o político de extrema-direita.

https://trello.com/1/cards/6835ea80c46496f5906d6870/attachments/6835ebaebe34eb85bf986c16/download/olimpio.jpeg
Vereador atacou cidadão em sua rede social. Imagem: reprodução

Os ataques repercutiram na Assembleia Legislativa do Paraná, onde a deputada estadual Ana Júlia (PT) foi alvo de misoginia de outro bolsonarista, o deputado Ricardo Arruda (PL), após denunciá-lo por faltas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Ana escreveu para Gonda: “Mais um caso de violência política de gênero nessa cidade. Sinto muito. Seu trabalho é MUITO maior que isso! Mulher na política já enfrenta barreiras demais pra ainda ter que lidar com esse tipo de desrespeito. Tô contigo, você não está sozinha, siga firme”.

Quem é Olímpio

Reportagem exclusiva do Brasil de Fato Paraná mostrou que o vereador viajou à Brasília em fevereiro com despesas pagas pela Câmara Municipal no mesmo dia em que o partido realizou seu primeiro seminário de comunicação, que teve a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.  Segundo a assessoria de Olimpio, por sua vez, a viagem ocorreu em “busca emendas para a Guarda Municipal e parcerias para o programa de reurbanização do centro de Curitiba”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.