
Animal foi encontrado na Lagoa do Mucambo, na cidade de Malhada, nesta segunda-feira (26). O peixe é da espécie pirarucu, nativa do Norte do Brasil. Pescadores capturam peixe gigante em lagoa na Bahia
Pescadores da cidade de Malhada, no sudoeste da Bahia, capturaram mais um peixe gigante nesta segunda-feira (26). Após a pesca de um animal de 80 kg e 2,2 metros em abril, trabalhadores da cidade pegaram um peixe de 92 kg e 2,15 metros, conforme estimado pelos próprios pescadores.
Trata-se de um peixe da espécie pirarucu, normalmente encontrado no Norte do Brasil e que levou três dias para ser capturado.
Segundo o pescador Juarez Antunes da Silva, que conseguiu pegar o animal com a ajuda de outros quatro colegas, esta foi a primeira vez que ele capturou um peixe deste tamanho. “A emoção foi grande demais”, resumiu em entrevista ao g1. O profissional de 54 anos atua há mais de duas décadas como pescador.
“Inclusive, [já] tinha uns três dias que a gente vinha tentando pegar ele. Colocamos as redes, [elas eram] bem mais fracas, e ele quebrava. Aí hoje nós levamos uma rede bem ‘grossona’ e, mesmo assim, ele quebrou ela uma vez, mas nós conseguimos capturá-lo”.
Pescadores capturam peixe de 90kg e mais de 2 metros de comprimento em lagoa na Bahia
Eliane Souza
O pirarucu foi encontrado na Lagoa do Mucambo e capturado por volta das 16h. Moradores da cidade fizeram vídeos do animal, que impressionou a todos pelo tamanho. Após realizar a façanha, o grupo de pescadores pretende vender o animal.
LEIA MAIS
Anfisbena ametista: conheça nova espécie de réptil descoberta na Bahia
VÍDEO: cachorro sobrevive após entrar em lagoa e ser atacado por jacaré na Bahia
Sucuri de quase 5 metros de comprimento é capturada em cidade do norte da Bahia
Essa espécie de peixe é nativa da região amazônica e é uma dos maiores de água doce do mundo. O pirarucu pode atingir até 3 metros de comprimento e chega a pesar mais de 200 quilos.
Outro grupo pesca peixe gigante de 80 kg e dois metros de comprimento em Malhada
Em abril, um grupo de sete pescadores da cidade capturou um peixe de 80 kg e 2,2 metros de comprimento no rio São Francisco. De acordo com eles, o animal também era um pirarucu.
“Foi complicado tirá-lo da água, ele quase virou o barco. Precisou de bastante gente para puxar a rede”, contou Celso Batista, integrante do grupo que participou da pescaria.
Grupo pesca peixe gigante de 80 kg e dois metros de comprimento em rio na Bahia
Para capturar o pirarucu, foram necessárias horas de paciência e um plano bem elaborado: colocar a rede de forma que o peixe não a rasgasse, atrai-lo com sons na água e depois puxá-lo para fora.
Peixe gigante foi pescado no Rio São Francisco, no interior da Bahia
Redes sociais
A ideia de pescar o animal surgiu depois que a população ribeirinha da zona rural de Malhada comentou sobre a movimentação de um peixe grande na região. Segundo os moradores, o peixe aparecia em uma região pantanosa nas margens do rio São Francisco, conhecida como Quilombo do Pau D’arco. Para alguns moradores, o peixe era uma espécie de encanto.
Apesar dos relatos, as informações acerca do peixe eram bem vagas e os pescadores não sabiam qual era a espécie, nem quão grande ele era. Mesmo assim, encararam o desafio e, no dia 16 de abril, foram até a região para executar o plano infalível.
A rede foi montada por volta de 14h e o peixe só foi preso por volta das 16h. Para retirá-lo da água, sete homens precisam puxar a rede.
Depois, o peixe foi dividido em sete pedaços – cerca de 10 kg para cada pescador – e vendido. Segundo Celso, que cozinhou um pedaço do animal para a família, o animal é bem saboroso.
Peixe mede mais de 2 metros de comprimento
Redes sociais
Ainda não há informações confirmadas sobre como o animal natural da Bacia Amazônica chegou até o local. O pirarucu é um peixe de grande porte, considerado o mais de água doce do Brasil. Confira mais informações:
🐟 pode atingir até três metros de comprimento e 200 kg;
🐟 possui respiração aérea e branquial, ou seja, consegue absorver oxigênio do ar e da água;
🐟 é encontrado na Bacia Amazônica e nas bacias dos rios Araguaia, Tocantins e Orinoco
Grupo dividiu peixe e vende as porções na cidade
Redes sociais
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻