Sopa de letrinhas e farofa de palavras: escola usa “cardápio literário” para ensinar português

Escola de Cariacica faz atividade lúdica na aula de português
Escola de Cariacica faz atividade lúdica na aula de português. Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica

A educação se reinventa a cada dia, colocando ideias inovadoras e lúdicas para o maior e melhor aprendizado de crianças e adolescentes. Esse é o caso de uma escola do bairro Aparecida, em Cariacica, que transformou a sala de aula em um restaurante da língua portuguesa.

Pode parecer estranho, mas a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur da Costa e Silva conseguiu conciliar os estudos da língua portuguesa com pratos fictícios dos restaurantes tradicionais.

LEIA TAMBÉM:

Bebê reborn, objetos de transição e desafios do acolhimento escolar

Termina hoje prazo para cursinhos populares enviarem propostas ao MEC

Alunos da rede estadual não terão mais que pagar por uniformes

O cardápio conta com sopa de letrinhas, salada de gibis, sorvetes de livros, farofa de palavras, macarronada de frases, e muito mais, tornando o momento em sala de aula mais divertido, tanto para os alunos, quanto para os professores.

A atividade funciona assim: cada estudante escolhe o “prato” que deseja consumir. Após a escolha deste “prato”, um garçom vai até o aluno, que escolhe o tipo de leitura, como por exemplo, o “sorvete de livros”.

Essa aula “gostosa” é realizada nas turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental do colégio. Uma das professoras de português que trabalha com essa ideia é a Roberta Claudieli. Para ela, a abordagem do conteúdo necessita de envolvimento emocional e ludicidade, principalmente.

Sabemos o quanto o envolvimento emocional é importante no processo de aprendizagem, então unimos ludicidade, afeto e intencionalidade pedagógica. As crianças ficaram encantadas com o ambiente, com o garçom, a cozinheira e o cardápio. Entraram na brincadeira com entusiasmo e curiosidade. Vimos olhinhos brilhando e isso é o que mais nos motiva como professores, disse a professora.

Atividade lúdica
Mesa com sopa de letrinhas. Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica

As turmas de 2° ano do colégio aproveitam todo o cardápio, pois todo o conteúdo das atividades já foi ensinado para os alunos. O 1° ano desfruta de alguns dos “pratos” oferecidos, como o da sopa de letrinhas, que estimula o reconhecimento das letras de forma lúdica.

Os alunos também folhearam livros, observaram imagens e contaram histórias a partir do que viam, respeitando o ritmo de cada criança e despertando o desejo de aprender e ler.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica

Para a secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario, a iniciativa contribui para incentivar a leitura dos estudantes em sala de aula.

É importante que façamos projetos que estimulem os alunos a lerem e despertar ainda mais o interesse nos estudos e nas práticas escolares, ressaltou a secretária de Educação do município

Adicionar aos favoritos o Link permanente.