
A delegada Maria Clécia Vasconcelos de Morais Firmino Costa, até então titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana, foi exonerada do cargo, conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia, neste sábado (24). A mesma publicação também traz a exoneração da delegada Danielle Lima Matias dos Santos, que ocupava o posto de titular na Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).
De acordo com o documento, após a exoneração, Clécia Vasconcelos vai assumir justamente o cargo deixado por Danielle, passando a responder pela DAI.
A delegada Danielle Matias assume a 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (1ª Coorpin), no lugar do delegado Yves Correia. Conforme já divulgado pelo Acorda Cidade, Yves deixa o comando da Polícia Civil de Feira de Santana para assumir a Diretoria Regional do Interior Leste.
Mulheres cobram a permanência de Clécia na Deam
A decisão gerou revolta entre movimentos de mulheres da cidade, que rapidamente começaram a se mobilizar para pressionar a favor da permanência da delegada na Deam.
No último dia 15 de maio, a União Brasileira de Mulheres (UBM) já havia divulgado uma nota pública contrária à possibilidade de sua saída da Delegacia da Mulher, reforçando a importância de sua atuação à frente da unidade, considerada referência no acolhimento e combate à violência contra mulheres no município.
Após a publicação no Diário Oficial, mulheres da cidade já estão se mobilizando para ir às ruas. Segundo Jassanan, integrante da comissão da Deam, a resposta será urgente.
“A mulherada vai pra rua. Tô chegando agora lá de um evento itinerante. Ela não foi, porque ela não tá mais no cargo. Mas a gente, enquanto comissão, tinha que ir dar uma satisfação pessoal. As mulheres lá tão revoltadas, vai tudo pra rua. Com apito, com cartaz, a gente vai fazer um reboliço”, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade.
Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não se pronunciou oficialmente sobre os motivos das exonerações e das mudanças nas unidades especializadas do município. Outros delegados também foram exonerados.
Leia também: União Brasileira de Mulheres é contra a saída da delegada Clécia Vasconcelos
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.