Royal Navy lança o primeiro submarino não tripulado de grande porte

Em 15 de maio de 2025, a Royal Navy realizou uma cerimônia em HMNB Devonport para nomear oficialmente seu primeiro Veículo Submarino Não Tripulado Extra Grande (XLUUV), o XV Excalibur. Com 12 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e deslocando 19 toneladas, o Excalibur é o maior submarino não tripulado já testado por uma marinha europeia.

O Excalibur é resultado do Projeto CETUS, uma iniciativa de três anos focada em desenvolver tecnologias autônomas subaquáticas avançadas. Construído pela empresa britânica MSubs, o submarino foi projetado para realizar missões de vigilância de longa duração, guerra no leito marinho e implantação de sensores em ambientes contestados.

A embarcação desarmada, movida a bateria, será capaz de mergulhar mais fundo do que qualquer embarcação da frota submarina atual e cobrir até 1.600 quilômetros em uma única missão.

A cerimônia de nomeação contou com a presença de 200 convidados, incluindo o Contra-Almirante James Parkin, Diretor de Desenvolvimento da Marinha, representantes das nações AUKUS, cadetes e outros dignitários . O nome “Excalibur” homenageia a lendária espada do Rei Arthur e também remete ao HMS Excalibur, um submarino experimental da década de 1940.

Nos próximos dois anos, o Excalibur participará de extensos testes no mar, integrando o recém-criado Esquadrão de Experimentação da Frota. Esses testes visam aprimorar a compreensão da Royal Navy sobre operações com grandes veículos subaquáticos não tripulados e acelerar a adoção de tecnologias autônomas na frota.

O post Royal Navy lança o primeiro submarino não tripulado de grande porte apareceu primeiro em Poder Naval.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.