Taxa de desmatamento no ES reduziu mais de 60%, aponta relatório

Foto: Reprodução/Idaf

A taxa de desmatamento no Espírito Santo reduziu em mais de 60% em 2024 em relação ao ano de 2023. O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD), realizado pelo MapBiomas Alerta, totalizou 137 hectares (ha) desmatados em comparação a 362 ha no ano anterior.

Além disso, o relatório também apontou redução no desmatamento em cinco dos seis biomas brasileiros: Pantanal, Pampa, Cerrado, Amazônia e Caatinga. A exceção foi a Mata Atlântica, que se manteve praticamente estável em relação a 2023.

Leia também:
> Adolescente é atacado por pitbull ao proteger irmã em Vitória
> Corpus Christi é feriado nacional? Entenda “folga” de junho
> Aniversário de Vila Velha: veja o que muda no trânsito de quinta a domingo

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), órgão responsável pelas ações de política florestal do Estado, aponta que os números são resultados de um trabalho intensivo de monitoramento e controle para coibir o desmatamento irregular.

No último ano, o Idaf implementou a Central de Monitoramento de Florestas (CMF/Idaf), que monitora e fiscaliza toda a vegetação nativa do Estado, além de gerenciar alertas de desmatamento ilegal.

De acordo com o subgerente de Regularização Ambiental do Idaf, João Marcos Chipolesch, a ideia é que a CMF/Idaf contribua para um monitoramento mais efetivo e direcionado.

“Com imagens orbitais diárias e alertas de desmatamento constantes, provenientes de cerca de 180 satélites, conseguimos fiscalizar as atividades de desmatamento ilegal ao longo de todo o Espírito Santo, o que nos permite adotar ações rápidas, evitando as perdas ambientais e identificando os eventuais infratores”, pontuou Chipolesch.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.