Deputado e líder comunitário alertam para ausência de soluções coletivas às emergências climáticas no RS

Quando centenas de milhares de gaúchos e gaúchas foram atingidos pela grande enchente de maio de 2024, a ameaça foi enfrentada coletivamente. Um mutirão que uniu a população e os entes públicos. Sendo assim, nada mais lógico que, um ano depois, as saídas para reduzir os riscos de novos eventos climáticos devastadores também fossem buscadas, debatidas e aprovadas coletivamente. Mas não é o que está acontecendo.

Embora o impacto da inundação tenha sido sentido por muitos municípios, pelo estado e, também, pelo país, as soluções não estão sendo construídas de forma conjunta.

Mais: há lentidão para realizar estudos e abrir licitações, sem contar o atraso nas obras de proteção. Com isso, as cidades e seus moradores continuam expostos às incertezas do clima.

É o que estamos discutindo nesta edição com o sociólogo e deputado estadual Miguel Rossetto, do PT. Envolvido com a questão, ele propõe a implantação de uma “Autoridade Metropolitana”, um consórcio unindo municípios, estado e governo federal. Um modo, segundo ele, de pensar e de agir coletivamente perante problemas que afligem a todos.

Também entra na conversa o líder comunitário Eduardo Tamborero, uma das referências do hip hop na região do Vale do Rio dos Sinos. Mesmo perdendo sua casa e seus bens na enchente, ele organizou doações, realizou salvamentos e montou uma cozinha solidária junto com a sua comunidade. Aqui ele descreve a situação hoje e conta do tormento psicológico dos moradores diante de qualquer chuva mais intensa ou prolongada.

O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.

Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.

Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Saraí Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Diego Dorneles
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda

Adicionar aos favoritos o Link permanente.