Lobo-guará é resgatado ferido em área rural de MT


Animal estava dentro de um barracão com uma das patas machucadas. Ele foi encaminhado para uma clínica veterinária do município. Animal estava com uma das patas machucadas e foi encaminhado a uma clínica veterinária
Um lobo-guará machucado foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, em uma comunidade rural, próxima à Sorriso, a 420 km de Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (2).
Segundo os bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 13h e, ao chegar ao local, encontrou o animal deitado dentro de um barracão, com um ferimento em uma das patas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
Os militares conseguiram resgatar o animal com o uso de material adequado para esse tipo de trabalho. Em seguida, ele foi colocado em um caixa de transporte e encaminhado para uma clínica veterinária no município.
LEIA TAMBÉM
Cerca de 60% dos animais silvestres resgatados em MT são de espécies em risco de extinção
Lobo-guará
Lobo-guará
Arquivo pessoal
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo do América do Sul. Pesa entre 20 e 25 quilos e pode medir até quase 2 metros de comprimento. Apesar do porte e da aparência, o lobo-guará é um animal inofensivo ao homem, de comportamento dócil, e raramente há briga entre eles.
No passado, acreditava-se que a diminuição da população do lobo-guará no Brasil era decorrente da perda de habitat. Mas, em 2005, o resultado de um encontro de pesquisadores revelou que o preconceito, desconhecimento e superstição superam a ameaça da diminuição do território.
O animal foi escolhido pelo Banco Central, em 2020, para estampar a cédula de R$ 200.
Como comunicar
Ao encontrar um animal silvestre, estando ele ferido ou não, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Animal orienta que a população acione a corporação pelo telefone (65) 99920-7939 ou por meio do Corpo de Bombeiros, pelo 193.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
Adicionar aos favoritos o Link permanente.