Domo de calor na Argentina deve trazer onda de calor para o RS

Domo de calor na Argentina deve trazer onda de calor para o RSAugusto Dala Costa

Segundo previsões meteorológicas, o estado do Rio Grande do Sul sofrerá com uma onda de calor vinda da Argentina nos próximos dias — um domo de calor age sobre o país sulamericano, subindo a temperatura para até mais de 40 ºC em oito unidades da federação.

Segundo a MetSul Meteorologia, a capital do estado gaúcho, Porto Alegre, deverá ter muito calor, sem chance de chuvas, mas sem temperaturas extremas. Como o domo argentino afeta o norte e centro do país, o fenômeno deverá chegar em algumas partes do Brasil e também no Uruguai.

A previsão em cada região do RS

No oeste do Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas devem ficar entre 36 ºC e 39 ºC até ao menos metade da próxima semana, com cidades mais próximas à fronteira podendo registrar 40 ºC. Não há previsão de calor intenso como o argentino ou como o sentido no estado em 2022. Já no centro gaúcho e nos vales, o calor deverá chegar a 35 ºC ou mais.

– Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia. –

TEMPO | Bom dia! Dez províncias da Argentina e a capital Buenos Aires sob alerta vermelho de calor extremo. Dia será outra vez quente no Rio Grande do Sul. ▶️ https://t.co/MVQ2j4CRt4 pic.twitter.com/2c5vL1zV6U

— MetSul Meteorologia (@metsul) February 2, 2024

O efeito termorregulador do oceano deve livrar as praias do litoral norte do estado do calor, fazendo com que a região e a capital tenham dias um pouco menos quentes do que o restante, mas com temperaturas ainda altas até quarta ou quinta-feira (8) da semana seguinte.

No Uruguai, as máximas segundo o Inumet (Instituto Uruguaio de Meteorologia) devem ficar entre 34 ºC e 38 ºC, sendo que a instituição também emitiu alertas sobre a onda de calor no país nesta sexta-feira (2). O país mais afetado segue sendo a Argentina, onde o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) emitiu alerta vermelho às províncias mais ocidentais e ao norte da Patagônia, onde a temperatura chegou a 43,9 ºC na semana passada.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.