É #FAKE vídeo de Lula sendo vaiado e chamado de ‘ladrão’ em lançamento de curso de medicina em São Paulo


Conteúdo usou áudio falso para alegar que presidente brasileiro foi chamado de ladrão em evento realizado nesta quinta-feira (22), em São Paulo. É #FAKE vídeo de Lula sendo vaiado e chamado de ‘ladrão’ em lançamento de curso de medicina
Reprodução
Circula nas redes sociais um post com um vídeo que mostra o presidente Lula sendo vaiado e chamado de ladrão em um evento de lançamento dos novos cursos de medicina e biomedicina da Faculdade Sírio-Libanês, em São Paulo. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
Publicado no TikTok em 22 de maio de 2025, ela exibe imagens de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e de uma plateia aplaudindo durante um evento. O aúdio enganoso do conteúdo reproduz sons de vaias, palmas e de um pessoas gritando “ladrão”. O texto inserido em cima das imagens diz: “Lula está querendo parar de sair de casa. Tem problema não, o hino será cantado”.
⚠️ Por que o vídeo é falso?
O conteúdo trocou o áudio original do evento por um áudio falso, que tem gritos e vaias. Na transmissão ao vivo do lançamento, disponível no canal do YouTube do Ministério da Educação (MEC), os participantes apenas aplaudem — ou seja, não há nenhum grito ou vaia. O vídeo falso usou as imagens dessa mesma transmissão do governo.
Uma legenda que aparece no registro enganoso indica: “Faculdade Sírio-Libanês – Lançamento dos cursos de medicina e biomedicina”. O eventou ocorreu nesta quinta-feira (22), em São Paulo, e contou com a presença de Lula, Alckimin e Camilo Santana, ministro da Educação.
Para confirmar a origem do conteúdo, o Fato ou Fake buscou no YouTube pela transmissão ao vivo do evento. Depois, procurou pelo trecho verdadeiro usado no conteúdo falso (disponível entre 8:56 e 9:02 do registro).
É #FAKE vídeo de Lula sendo vaiado e chamado de ‘ladrão’ em lançamento de curso de medicina
Reprodução
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.