Lula homenageia Sebastião Salgado e presenteia presidente angolano com obra do fotógrafo

Durante declaração à imprensa, por ocasião da visita oficial do presidente de Angola, João Lourenço, ao Brasil, nesta sexta-feira (23), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prestou homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado, que morreu nesta manhã.

“Diante da alegria de receber o João Lourenço aqui, a gente ficou sabendo de uma notícia muito triste. Eu até queria numa homenagem pedir um minuto de silêncio para nós pela morte do companheiro Sebastião Salgado, certamente, se não o maior, um dos maiores e melhores fotógrafos que o mundo já produziu, que morreu hoje”, disse o presidente, procedendo ao minuto de silêncio em homenagem ao fotógrafo.

Em seguida, Lula afirmou que, por coincidência, havia preparado uma foto de Salgado como presente para o presidente angolano. “Você vai receber uma fotografia de um fotógrafo muito, mas muito, muito especial, que o planeta Terra produziu”, finalizou o presidente.

Salgado faleceu na manhã desta sexta-feira (23), aos 81 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, fundado por ele e sua esposa, Lélia Wanick, por meio das redes sociais.

O fotógrafo, que morava em Paris, na França, deixa dois filhos, Juliano e Rodrigo, e dois netos, Flávio e Nara. Segundo relato de um amigo próximo à Folha de S. Paulo, ele enfrentava complicações de saúde decorrentes de uma malária contraída nos anos 1990.

Diálogo Brasil-África

Essa é a segunda visita ao Brasil do presidente de Angola, que esteve no Rio de Janeiro, em novembro de 2024, quando participou da Cúpula do G20, como convidado.

A visita ocorre em meio à Semana da África no Brasil e ao “2º Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural”, que reúne líderes e representantes de países africanos, que acontece em Brasília.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.