Rafa Rafuagi recebe Ordem do Mérito Cultural por trajetória no hip-hop e criação de museu inédito no Brasil

O rapper, produtor cultural e educador Rafa Rafuagi foi homenageado pelo governo federal com a Ordem do Mérito Cultural, principal honraria concedida pelo Ministério da Cultura a personalidades que se destacam na promoção das artes e da cultura no Brasil. A cerimônia foi realizada no histórico Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Margareth Menezes.

Rafuagi foi reconhecido pelo protagonismo na criação do Museu da Cultura Hip Hop RS, o primeiro da América Latina dedicado ao movimento, e por sua trajetória de mais de duas décadas na cultura hip-hop, marcada por ações voltadas à educação, arte e direitos humanos. Ao lado de Bagre Fagundes, ele foi um dos dois únicos gaúchos a receber a medalha neste ano.

“A Ordem do Mérito Cultural ter retornado é mais do que um reconhecimento simbólico, mas é o reforço do compromisso do presidente Lula e do Ministério da Cultura para com os agentes culturais brasileiros, que vai desde a relação simbólica até o recorde de fomento na história da cultura nacional”, destacou Rafuagi em sua fala durante o evento.

Fundador do primeiro Museu da Cultura Hip Hop da América Latina, Rafuagi dedica a homenagem ao povo gaúcho e ao movimento hip-hop – Acervo/Museu do Hip Hop RS

“Fico muito feliz de poder representar a cultura hip-hop neste evento que marca não só os 40 anos do Ministério da Cultura, mas também uma nova perspectiva de futuro para o cenário cultural, a partir também da nossa conferência de cultura realizada em 2024. Fico muito feliz de poder representar também o meu coletivo, o meu povo do estado do Rio Grande do Sul, do Museu da Cultura Hip-Hop, e também a construção nacional da cultura hip-hop, da qual sou muito grato a todos e todas que lutaram lado a lado para o benefício da cultura hip-hop”, completou o rapper.

Com 23 anos de caminhada, Rafuagi acumula 41 prêmios e atua como consultor de políticas públicas para organismos internacionais. Também é escritor e foi patrono da Feira do Livro de Gravataí. Entre seus projetos de maior impacto estão a Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, o programa Partiu Aula na Justiça e a Construção Nacional da Cultura Hip Hop.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.