
200 anos servindo a Bahia e os baianos. Na noite de quinta-feira (22), a Polícia Militar da Bahia celebrou solenemente o bicentenário da instituição com uma missa em ação de graças, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro.
A celebração foi realizada às 19h30, na Catedral de Sant’Ana, reunindo fiéis, autoridades e representantes das diversas forças de segurança, a exemplo do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal.
Subcomandante-geral da PM, o Coronel Antônio Lopes participou da celebração e destacou, na ocasião, os desafios e a missão da instituição em zelar pela vida, proteger e, sobretudo, acolher a população.

“O grande desafio nosso é acompanhar a evolução da sociedade. Nestes 200 anos, a Polícia Militar serviu a população baiana protegendo, zelando pela vida, mas, acima de tudo, acolhendo. Olhando para os próximos anos, o que nós queremos é uma polícia ainda melhor, uma polícia que acolhe bem a sociedade e que respeita as diferenças. Essa é a nossa grande missão”, pontuou Lopes.

Diretor espiritual da corporação, o Padre Udilon Conceição definiu a celebração do bicentenário como um momento ímpar para a Polícia Militar e também para a Igreja, que tem caminhado junto à instituição através da Pastoral Militar, oferecendo continuamente espaços de escuta, direção espiritual e confissões.
“A Polícia Militar, ao longo da sua existência, tem sido presença constante na vida do povo baiano, zelando pela ordem pública, pela segurança e, sobretudo, pelo bem comum. Celebramos este bicentenário como um tempo de graça e de esperança”, disse Dom Zanoni, durante a celebração.

Terceira Polícia Militar fundada no Brasil a corporação baiana nasceu oficialmente em 1825, após um Decreto Imperial assinado por D. Pedro I. Denominada na época como “Corpo de Polícia”, a instituição participou de grandes eventos históricos do país, incluindo a Guerra de Canudos e a Guerra do Paraguai. Ao longo dos anos, a corporação já esteve sob o comando de 64 oficiais superiores.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.