Atriz Dorinha Duval, a primeira Cuca do Sítio do Pica-Pau Amarelo, morre aos 96 anos


A informação foi divulgada pela filha dela, a também atriz Carla Daniel, nesta quarta (21). Atriz Dorinha Duval, a primeira Cuca do Sítio do Pica-Pau Amarelo, morre aos 96 anos
A atriz Dorinha Duval morreu aos 96 anos nesta quarta-feira (21). A informação foi divulgada pela filha dela, a também atriz Carla Daniel, nas redes sociais.
“É com tristeza mas alívio que nos despedimos. Mãe, avó, amiga e que nos trouxe bons momentos de alegria para o público brasileiro. Te amo”, escreve ela.
Dorinha foi a primeira Cuca do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Dorah Teixeira, como era seu nome de batismo, nasceu em 21 de janeiro de 1929, em São Paulo. Ingressou no mundo artístico como cantora, nos anos 1940, acompanhando o pianista Moacyr Peixoto (irmão do cantor Cauby Peixoto) na extinta boate Oasis.
Dorinha Duval atuou em diversas radionovelas, antes de estrear na televisão. Na Globo, atuou em novelas como ‘Verão Vermelho’, ‘Selva de Pedra’ e ‘O Bem-Amado’.
Atriz Dorinha Duval
Reprodução/Acervo Globo
Dorinha Duval atuou em diversas radionovelas, antes de estrear na televisão. Começou na extinta Tupi, integrando o elenco do programa TV de Comédia, entre 1957 e 1959.
Dorinha começou a trabalhar na Globo em 1969, no elenco da novela ‘Verão Vermelho’, de Dias Gomes. No início dos anos 1970, esteve no elenco de três das novelas de maior sucesso da teledramaturgia brasileira, todas dirigidas por Daniel Filho: ‘Irmãos Coragem’ (1970), de Janete Clair, ‘Minha Doce Namorada’ (1970), de Vicente Sesso, e ‘Selva de Pedra’ (1972), também de Janete Clair.
Dorinha Duval afastou-se da televisão no início dos anos 1980, após ser condenada a seis anos de prisão pelo assassinato de Paulo Sérgio Alcântara, com quem estava casada havia seis anos. Cumpriu oito meses de prisão em regime semiaberto.
Desde 1987, passou a se dedicar às artes plásticas, em especial à escultura.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.