Santa Casa realiza semana de valorização da enfermagem com ações de cuidado e bem-estar

Semana da Enfermagem
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana realizou uma programação especial em homenagem aos profissionais da enfermagem. A semana, iniciada no último dia 12 — Dia do Enfermeiro —, celebrou também nesta terça-feira (20) o Dia Nacional do Técnico de Enfermagem, com uma série de atividades voltadas ao bem-estar e ao reconhecimento das equipes na promoção de saúde.

A Semana da Enfermagem traz a importância de cuidar de quem cuida como um ato de amor, respeito e responsabilidade com esses profissionais. Uma verdadeira homenagem às mãos que curam e aos corações que acolhem.

Semana da Enfermagem
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A iniciativa envolveu momentos de descontração, cuidado e troca entre os profissionais. Massoterapia, fit dance, maquiagem, design de sobrancelhas e até stand-up fizeram parte da programação, que foi pensada para valorizar o trabalho de quem cuida todos os dias da saúde da população.

Semana da Enfermagem
Tamara Resende | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Tudo em prol de valorizar os nossos profissionais, o quanto são importantes para a nossa assistência, para a sociedade em si”, afirmou Tamara Resende, coordenadora de enfermagem da instituição.

Tamara também reforçou o papel central da categoria na rotina hospitalar. Segundo a coordenadora, na Santa Casa, enfermeiros e técnicos representam a maioria da equipe, atuando diretamente em setores essenciais como UTIs, centros cirúrgicos e nas unidades abertas.

Semana da Enfermagem
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós somos heróis disfarçados, essa é a verdade. Somos nós que sustentamos o pilar de toda instituição hospitalar.”

Apesar dos avanços, ela destacou que ainda há desafios em relação à valorização da categoria. “Infelizmente, ainda nos falta a valorização merecida. Mas vamos caminhando”, afirmou ao Acorda Cidade.

Semana da Enfermagem
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Entre os relatos, o depoimento da técnica de enfermagem Gemima Araújo marcou o encerramento da programação. Formada em 2019, ela começou a carreira na própria Santa Casa e afirma ter encontrado ali mais do que um emprego: um lugar de pertencimento.

“Deus me deu essa oportunidade de poder exercer essa profissão. E a Santa Casa me acolheu. Meu primeiro emprego foi aqui. E eu faço jus à minha profissão porque eu gosto. Ser técnico é um ato de cuidar. Ter empatia com o próximo. Você se achega, você se vê naquela pessoa. Então, a base maior é o amor que você tem pelo próximo”, contou.

Semana da Enfermagem
Gemima Araújo | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, Gemima também contou que o desejo de cuidar nasceu ainda na infância e que, até hoje, ela carrega o orgulho de exercer a profissão.

“Vale a pena exercer essa profissão. Desde pequena sempre tive essa opção de cuidar. Sempre gostei do cuidado. Então, isso aí já vem de uma base minha, não da minha família, porque minha família criou outros horizontes, que é a área de educação. Mas a minha mesmo, sempre tive esse propósito do cuidar mesmo, de entrar na área de saúde.”

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.