
A partir desta quinta-feira (15), toda a população acima de 6 meses de idade pode se vacinar contra a gripe no Espírito Santo. Anteriormente, a imunização estava destinada apenas aos grupos prioritários.
A vacinação contra a Influenza ocorre nas mais de 700 salas de unidades de saúde em todo território capixaba. A meta é imunizar 90% da população capixaba.
Leia também:
> Bebês reborn viram febre e dividem opiniões: hobby, afeto ou exagero?
> Mulheres sobrecarregadas correm mais risco cardíaco; entenda os sinais
> Mounjaro: medicamento para diabetes começa a chegar nas farmácias do ES
A medida, segundo a Secretaria da Saúde (Sesa) visa fortalecer a estratégia de prevenção à influenza em um período de maior circulação de vírus respiratórios, além de operacionalizar as doses que chegam semanalmente ao Estado.
As informações a respeito horários, locais e acesso às salas de vacinação devem ser divulgadas pelas prefeituras de cada cidade, que estão recebendo orientações do Estado quanto essa comunicação.
Mais de 449 mil doses aplicadas
Desde o início da vacinação, em 7 de abril, até a manhã desta quinta-feira (15), 449.169 doses de gripe foram aplicadas nos municípios do Espírito Santo, sendo 308.973 nos grupos com meta, alcançando uma cobertura de 28,92%, segundo dados do Sistema Vacina e Confia.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, mesmo com a ampliação, a imunização dos grupos prioritários com meta de cobertura vacinal deve seguir.
Estamos ampliando a vacinação a toda população com mais de 6 meses de idade no Espírito Santo, como estratégia visando à prevenção de casos graves de gripe, mas reforçamos a importância daqueles grupos que têm meta de cobertura vacinal de 90%, que são os idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes, não deixarem de se imunizar, reforçou o secretário Tyago Hoffmann.