O Douglas A-4Q Skyhawk na Armada Argentina

Por Luiz Reis*

Eram aeronaves A-4B ex-Marinha dos EUA (US Navy) que foram revisadas e atualizadas para serem entregues aos argentinos. Recebidos em 1971, foram distribuídos para o 3º Esquadrão Naval de Caça e Ataque, do Comando da Aviação Naval Argentina (COAN), que foi ativado com a chegada das aeronaves.

A Marinha Argentina recebeu 19 células do A-4Q, mas apenas ativou 16 aeronaves, com as três células restantes servindo como fonte de peças de reposição. Receberam as matrículas 0654 a 0669, com a numeração lateral 3-A-3XX.

Seis aeronaves haviam sido perdidas em acidentes entre 1973 e 1981, portanto, quando a Guerra das Malvinas/Falklands começou em abril de 1982, havia apenas dez células operacionais, que enfrentavam problemas de manutenção por causa do discreto embargo norte-americano de 1977, recebendo apoio de Israel para os Skyhawks da Marinha e também os da Força Aérea Argentina (FAA).

Três aeronaves foram perdidas durante a Guerra das Malvinas/Falklands, deixando a frota com apenas sete aeronaves. Após mais uma perda depois da guerra, os seis A-4Q sobreviventes foram estocados em 1986 por falta de peças de reposição e desativados definitivamente em 1988, com o 3ª Esquadrão de Caça e Ataque encerrando suas atividades por falta de uma aeronave substituta.

A-4Q a bordo do porta-aviões ARA 25 de Mayo

 

OS A-4Q OPERADOS PELA MARINHA ARGENTINA:

  • 3-A-301 (BuNo 144872): Aeronave de instrução terrestre na Escola Técnica, La Matanza, Buenos Aires;
  • 3-A-302 (BuNo 144882): Em exibição na Argentina como 3-A-302. Realizou o último voo de A-4Q na Argentina. Aeronave de instrução terrestre na Base Aérea de Bahia Blanca;
  • 3-A-303 (BuNo 144895): Perdido em acidente antes da guerra, no dia 09 de agosto de 1981;
  • 3-A-304 (BuNo 144915): Em exibição na Argentina como 3-A-304. Edifício Libertad preservado da sede do COAN, em Buenos Aires;
  • 3-A-305 (BuNo 144929): Sobreviveu a guerra, acidentado no dia 22 de maio de 1986 e não reparado, seu estado atual é desconhecido;
  • 3-A-306 (BuNo 144963) Sobreviveu a guerra, mas foi perdido em acidente no dia 11 de novembro de 1982;
  • 3-A-307 (BuNo144983): Abatido por um AIM-9L do Sea Harrier XZ457, no dia 21 de Abril de 1982. Seu piloto (CC Philippi) ejetou com sucesso e foi resgatado;
  • 3-A-308 (BuNo 144988): Em exibição na Argentina como 3-A-314. Preservado pelo Aeroclube Batan;
  • 3-A-309 (BuNo 144989): Preservado em BAN Bahia Blanca. Vendido em 1998 para particular nos EUA e voa até hoje como o N82079;
  • 3-A-310 (BuNo 145001): Perdido em acidente antes da guerra, no dia 29 de setembro de 1975;
  • 3-A-311 (BuNo 145004): Perdido em acidente antes da guerra, no dia 16 de agosto de 1977;
  • 3-A-312 (BuNo 145010): Perdido no dia 21 de maio de 1982, durante a guerra. Foi abatido pela AA argentina. TN Arca ejetou com sucesso e foi resgatado;
  • 3-A-313 (BuNo 145025): Perdido em acidente antes da guerra, no dia 13 de março de 1975;
  • 3-A-314 (BuNo 145050): Perdido em 21 de maio de 1982 durante a guerra, com o TF Marquez morto. abatido por tiros de canhão do Harrier XZ500;
  • 3-A-315 (BuNo 145053: Perdido em acidente antes da guerra, no dia 25 de junho de 1973;
  • 3-A-316 (BuNo 145061): Perdido em acidente antes da guerra, no dia 16 de janeiro de 1973. Foi o último A-4B fabricado.

CÉLULAS DO A-4Q QUE SERVIRAM COMO FONTE DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO:

  • BuNo 144932;
  • BuNo 144972;
  • BuNo 145017.
A-4Q Skyhawks a bordo do ARA 25 de Mayo
Cinco A-4Q a bordo do porta-aviões ARA 25 de Mayo

FONTES: Wikipedia, Skyhawk.org e Tudo Sobre Defesa.


*Professor de História no Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, Historiador Militar, entusiasta da Aviação Civil e Militar, fotógrafo amador. Brasiliense de alma paulista, reside atualmente em Fortaleza-CE. Articulista com artigos publicados em vários sites sobre Defesa.

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