
Em uma final de altíssimo nível com um velho rival, Filipe Toledo conquistou na madrugada deste sábado (10) o título da etapa de Gold Coast, na Austrália, na WSL, a liga mundial de surfe.
A decisão contra Julian Wilson foi disputada até a última onda, em que ambos chegaram perto de suas notas máximas em uma rodada do torneio: 17,60 contra 17,20 para o brasileiro.
Leia também:
Bianca Simões supera campeãs mundiais e vence desafio nas ondas mais temidas do ES
Ex-técnico do Rio Branco será auxiliar de Fernando Diniz no Vasco
Com o resultado, Filipinho sobe para sexto no ranking da WSL. O brasileiro Ítalo Ferreira ocupa a liderança e Yago Dora aparece em segundo. Outro representante nacional no Top 10 é Miguel Pupo, na nona colocação.
Filipe Toledo é o surfista com mais troféus de etapa na última década, com 17 conquistas. E repetiu o feito de 10 anos atrás, quando superou o mesmo adversário em Gold Coast.
Primeiro título após pausa na carreira
Foi a primeira conquista do bicampeão do mundo desde que tirou um ano sabático do circuito para cuidar de sua saúde mental. E a pausa parece ter surtido efeito, já que ele teve desempenho arrasador ao longo de toda a etapa.
Na primeira bateria da etapa de Gold Coast, Filipe Toledo avançou em primeiro com um total de 12,70. Na sequência, bateu o americano Crosby Colapinto nos 32 avos de final por 17,87 a 15,33, o também americano Jake Marshall nas oitavas por 14,17 a 12,17, Yago Dora nas quartas por 15,83 a 11,90.
Única nota 10 do evento
Nas semifinais, contra o argentino naturalizado brasileiro Alejo Muniz, Filipinho venceu a bateria por 17,67 a 14,07, quando ainda conquistou a única nota 10 unânime do evento.
Veja a nota 10 unânime de Filipe Toledo