“Vou colocar meu bloco na rua”, diz Manato que inicia pré-campanha ao Senado

Manato em sua pousada em Pedra Azul (foto: acervo pessoal)

O ex-deputado federal Carlos Manato (PL) dá o pontapé inicial e oficial para a sua pré-campanha ao Senado na semana que vem. Determinado a disputar uma das duas vagas que estarão em jogo em 2026, Manato faz, no próximo dia 14 (quarta-feira), o primeiro de alguns eventos políticos para agregar aliados e viabilizar o nome para a disputa.

Intitulado “Encontro de Lideranças pelo ES”, o evento será na pousada Itamaraty, de Manato, em Pedra Azul (Domingos Martins), e contará com a presença de dois prefeitos aliados: o de Castelo, João Paulo Nali (Republicanos), que vai falar sobre “O case Castelo: como a cidade saiu do ostracismo para uma gestão bem avaliada”; e o prefeito de Alegre, Nirrô Emerick (PP), com a palestra “O case de Alegre: cidade digital e referência em políticas públicas”.

Manato também vai dar uma palestra com o tema “Congresso forte, Brasil melhor”, quando pretende colocar o nome em jogo para a disputa ao Senado.

“É um evento meu. Não vamos abordar candidatura a presidente, nem a governador, nem de deputado estadual e federal. Dois prefeitos vão falar do case de sucesso que é a administração deles e eu vou falar de um Senado forte, de pautas conservadores e da minha pré-candidatura ao Senado, de contar com um primeiro voto ou com o segundo voto”, explicou Manato.

De malas prontas para deixar o PL – partido pelo qual disputou o governo do Estado em 2022 –, Manato disse que já tem conversado com algumas legendas, mas a decisão sobre o futuro abrigo partidário não deve ser tomada agora. “Estão surgindo algumas federações com perfil mais conservador, então é preciso esperar para ver como vai ficar, até para avançar nas conversas”.

Enquanto isso, porém, Manato vai se articulando:

Tenho que ir pra rua, colocar meu bloco na rua. Começo oficialmente minha pré-campanha ao Senado no dia 14. Tenho que me viabilizar até para ter condições de conversar com os partidos, me tornar atrativo. Porque os partidos só vão abrir uma vaga majoritária para alguém que vá agregar valor, por isso estou me movimentando.

Ele espera receber cerca de 50 a 60 pessoas, entre lideranças políticas e empresariais, e disse que será o primeiro de vários encontros. O próximo já está marcado e será no dia 17, em São Gabriel da Palha. Será o “1º Encontro dos Conservadores Gabrielenses”.

A expectativa do ex-deputado é unir os conservadores em torno de um só grupo. Manato tem se aproximado do Republicanos e do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. Tanto que o prefeito abriu espaço na gestão para a esposa de Manato, Soraya, que é hoje a secretária de Assistência Social da Capital.

“Eu torço muito para que os conservadores tenham a capacidade de se unir em prol de um projeto. E quem, lá na frente, estiver em melhores condições, ser abraçado por todos. Tem que ter discernimento, não pode ser um projeto individual, tem que ser coletivo”, avaliou.

Para a sua pré-campanha, Manato já tem uma bandeira: vai focar na pauta municipalista. Segundo ele, o perfil dos três senadores que hoje representam o Espírito Santo está longe de atender os interesses dos municípios:

“Sou um cara municipalista, ando o Estado todo, recebo todo mundo. Respeitosamente aos senadores do Estado, mas hoje é muito difícil encontrar alguém andando o Estado. A minha proposta é diferente, quero ser diferente, participar da vida do Estado. Minha atuação será muito clara, eu não tenho medo de mostrar as pautas que eu defendo”, alfinetou Manato.

LEIA TAMBÉM:

“Meu projeto para 2026 é me viabilizar para o Senado”, diz Manato

PL muda de comando em Vitória e define quem irá disputar vaga ao Senado

Adicionar aos favoritos o Link permanente.