
Ao longo do fim de semana, o sistema deve avançar para o Sudeste, levando chuva e provocando queda nas temperaturas em boa parte dessa região. Frente fria deve avançar para o Sudeste, levando chuva e provocando queda nas temperaturas em boa parte dessa região.
CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Uma frente fria que começa a avançar pelo Brasil nesta sexta-feira (9) deve colocar fim aos dias de temperatura acima da média registrados nesta semana em boa parte do Centro-Sul.
Segundo a Climatempo, a grande massa de ar seco ainda deve se manter sobre o Sudeste e o Centro-Oeste nesta sexta. Mas, no Sul, o tempo já começa a mudar.
Nesta semana, os termômetros tiveram marcas acima da média nessas regiões por conta de um fenômeno conhecido como veranico. (relembre abaixo)
⛈️A previsão é de tempo instável em boa parte do Rio Grande do Sul e a frente fria deve avançar ainda na sexta para Santa Catarina e para o Paraná, levando fortes chuvas e rajadas de vento para essas regiões.
A frente fria ainda pode provocar pancadas e ventania no oeste e sul do Mato Grosso do Sul.
Chuva e queda nas temperaturas
Ao longo do fim de semana, o sistema deve avançar para o Sudeste, levando chuva e provocando queda nas temperaturas em boa parte dessa região.
Durante a noite de sábado (10), a frente fria deve chegar ao centro-sul do Rio de Janeiro e ao sul de Minas Gerais.
Já no domingo (11), se desloca pela costa do Sudeste, levando chuva para o Espírito Santo. Há possibilidade de chuva também no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira e Grande Belo Horizonte.
No estado de São Paulo, a chuva deve se concentrar no leste do estado. Grande São Paulo deve ter chuva leve a moderada e pode chover forte no litoral paulista.
Apesar de a expectativa ser de leve queda nas temperaturas em áreas como norte e oeste do estado de São Paulo, Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais, a previsão é de um domingo frio no leste do estado, incluindo a Grande São Paulo.
Também deve esfriar no sul de Minas Gerais e na Zona da Mata Mineira. No estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a temperatura fica amena.
LEIA TAMBÉM:
Como mudanças climáticas ameaçam produção de charutos em Cuba
Cientistas podem estar mais perto de criar antídoto universal para picadas de cobra
Semana de veranico
O mês de maio começou com o veranico influenciando as temperaturas médias em toda a região Sul, nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e a parte sul do Mato Grosso.
☀️Veranicos são períodos de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono. São dias de temperatura acima de média, tempo seco e pouca chuva. Esses eventos não necessariamente configuram ondas de calor.
Nesta semana, um bloqueio atmosférico deixou o tempo mais seco e os termômetros chegaram a marcar um aumento de 3ºC a 5ºC nessas regiões.
Estados atingidos pelo fenômeno meteorológico do veranico
Divulgação / Climatempo