Guardas de Balneário Camboriú fazem curso e recebem autorização para uso de fuzis

Vinte e quatro guardas municipais de Balneário Camboriú concluíram nesta quarta-feira (7) o curso de habilitação para o uso dos fuzis Taurus T4 e T9. A capacitação, com duração superior a 32 horas, foi conduzida pelo GM Eduardo Velásquez, instrutor credenciado pela Polícia Federal, com supervisão do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (CEFAG).

O treinamento iniciou na segunda-feira (5) e abrangeu conteúdos teóricos e práticos. Entre os temas abordados estavam conceitos e classificações de armamentos, noções de física, calibres, munições, balística interna, externa e terminal, além do funcionamento, montagem, desmontagem, manutenção e manuseio das carabinas.

“Essa é sem dúvida uma das grandes conquistas da Guarda Municipal de Balneário Camboriú no ano de 2025. Esses fuzis foram doados pela iniciativa privada há mais de 3 anos, e estavam parados, pois não tínhamos a habilitação necessária para o uso, já que a habilitação anterior foi feita de maneira errônea, fora dos padrões exigidos pela Polícia Federal. Agora, esses guardas municipais, sendo alguns deles da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e outros que já possuem cursos de especialização, estão a disposição da comunidade da nossa cidade para o emprego desse armamento específico, que garantirá ainda mais segurança aos moradores e turistas”, afirmou o Secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann.

Durante a fase prática, realizada no stand de tiro da corporação, os agentes executaram atividades como uso de barricadas, contra-emboscada veicular e disparos de precisão, totalizando pelo menos 80 disparos por operador.

“Importante também destacar que nós já estamos em processo para adquirir pelo menos mais uma dezena desses fuzis, seja por recurso próprio, emendas parlamentares ou iniciativa privada, para que mais guardas municipais possam atuar de forma qualitativa em Balneário Camboriú”, completou o secretário.

O post Guardas de Balneário Camboriú fazem curso e recebem autorização para uso de fuzis apareceu primeiro em BC Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.