
Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, fez um balanço da Micareta de Feira, que ocorreu entre os dias 1º e 4 de maio, de forma oficial. O ponto central da coletiva, no entanto, foi a proposta de mudança na data tradicional da festa, atualmente realizada em abril, para o mês de novembro.

O prefeito justificou a sugestão com base nas recorrentes chuvas que costumam ocorrer durante o mês de abril, o que tem comprometido a realização do evento nos últimos anos.

“Quando a Micareta foi criada, ela nasceu como um Carnaval fora de época porque choveu muito em fevereiro e o Carnaval foi cancelado naquele ano. Hoje, enfrentamos o mesmo problema com abril, que se tornou um mês chuvoso. Novembro, ao contrário, é um mês de clima mais estável”, afirmou.

Além das condições climáticas, José Ronaldo destacou que a mudança de data proporcionaria um melhor planejamento do calendário de eventos do município.

“A prefeitura tem compromissos com festas tradicionais como a de Reis, na Matinha e Ipuaçu, além dos festejos juninos em diversos distritos. Mudar a Micareta para novembro daria um fôlego maior à gestão e permitiria uma organização mais eficiente”, defendeu.

O prefeito também apontou que a antecipação do planejamento é essencial para atrair patrocínios. Segundo ele, é necessário que até julho deste ano já esteja definida uma empresa especializada para captação de recursos para as edições futuras, até 2028.
“Não podemos mais organizar uma festa dessa magnitude faltando 30 dias. Precisamos de tempo para buscar patrocinadores com antecedência”, pontuou.
Outro ponto enfatizado foi a regulação da atuação das marcas patrocinadoras no circuito da folia.
“Quem quiser vender no circuito, precisa patrocinar o evento. Essa regra será mais rígida a partir das próximas edições. Quem não apoiar financeiramente, não participará”, declarou José Ronaldo.
A proposta de mudança da Micareta será debatida com representantes do setor cultural, empresários e população em geral. A expectativa é de que uma decisão seja tomada até agosto.
Matéria em andamento, aguarde mais informações.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.