Professores da rede pública de Santarém participam de vivência educativa em oficina de fotografia


Atividade faz parte do projeto ‘Çairé – Festividade Tapajônica 2023’. Oficina foi ministrada por Miguel Chikaoka. Professores aprenderam técnicas de fotografia utilizando materiais alternativos
Divulgação
Cerca de 25 professores e educadores da rede pública de Santarém, oeste do Pará, participaram da vivência educativa com o tema: “LAB FOTOTAXIA – Em busca do elo perdido: gênese da imagem e transdisciplinaridade”. A oficina, ministrada pelo fotógrafo Miguel Chikaoka, na Escola de Arte Emir Hermes Bemerguy, contou com várias atividades que ocorreram nos dias 17 e 18 deste mês.
O grupo faz parte do quadro de professores de escolas indígenas e quilombolas da várzea e do planalto santareno. “Os professores que estão participaram das atividades são das disciplinas de Nhengatu, Língua Muduruku e Notório Saber”, informou a coordenadora da Divisão de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Jecilane Borari.
No total, são 54 escolas indígenas em atividade no município, atendendo 2.832 alunos que frequentam do pré-escolar ao nono ano.
“A experiência nessa oficina vai ajudar no processo de implantação da disciplina de notório saber que ainda não é ministrada nas escolas quilombolas”, afirmou Leandro Laurindo da Divisão de Educação Escolar Quilombola. Nessa divisão são 11 escolas que atendem 868 alunos.
Professores e educadores da rede pública na oficina de fotografia
Divulgação
Concebido especialmente para professores, o laboratório tem como finalidade compartilhar práticas de abordagens interdisciplinares e também transdisciplinares do que constitui a gênese do processo fotográfico. “Trata-se de uma imersão no universo da luz em todas as suas dimensões para experimentar o que dela flui enquanto potência pedagógica. Uma oportunidade para experimentar a articulação e integração de diversas áreas de conhecimento nas práticas educativas”, explicou Chikaoka.
Contrapartida Social
A oficina compõe o projeto “Çairé – Festividade Tapajônica 2023”, voltado à tradicional festa amazônica da região do Tapajós. O Çairé, que celebrou 50 anos de retomada em 2023, trazendo como tema: “Tradição e Arte em Alter”. A Namazônia, instituição responsável, concebeu novas práticas educativas, agregando mais valores ao projeto.
Outras duas oficinas já foram realizadas. De outubro a dezembro de 2023 foi realizada, em Alter do Chão, a oficina de Teatro: “Do meu mundo para o seu mundo”, conduzida pelas instrutoras: Juliana Balsalobre e Marina Quinan, na escola infantil Professor Antônio de Sousa Pedroso, a Escola Borari, em Alter do Chão, com a participação de 14 integrantes.
Oficina de carimbó realizada na escola Irmã Dorothy Mae Stang
Divulgação
Já a oficina de carimbó foi realizada na escola Irmã Dorothy Mae Stang, localizada próximo à Vila de Alter do Chão, no período 08/11 a 15/12/2023, com 31 participantes, e foi ministrada pela artista Marcele Santos.
O resultado das oficinas de teatro e dança regional foi apresentado aos alunos, professores e familiares nas escolas onde foram realizadas.
📱 NOTÍCIAS: Faça parte do canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“Neste início do e ano de 2024, continuamos ofertando oficinas formativas gratuitas voltadas a um público muito especial: professores da rede pública de ensino de Santarém e também aos universitários, em parceria formada com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Na Ufopa será realizada uma palestra: Fotografia e religião – relato de experiências e uma oficina que abordará o tema: “Do Poético ao Prático: Fotografia Documental”, ministrada pelo experiente fotógrafo paraense Guy Veloso”, explicou a diretora da Namazônia, Fátima Silva.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.