O cantor Ney Matogrosso será homenageado como enredo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense no carnaval 2026. O anúncio ocorreu no último domingo (4). A proposta do carnavalesco Leandro Vieira foi batizado de “Camaleônico”.
“O enredo celebra um dos mais importantes cantores da MPB, a obra e a virtuosidade performática do intérprete de sucessos como ‘Sangue Latino’, ‘Rosa de Hiroshima’, ‘O Vira’, ‘Homem com H’ e ‘Metamorfose Ambulante’”, destaca a Imperatriz Leopoldinense nas redes sociais.
Segundo Vieira, o desfile terá como missão mostrar a singularidade do artista no imaginário brasileiro.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
Nas telonas
Na última quinta-feira (1°), a cinebiografia de Ney Matogrosso, Homem com H, que conta a carreira do artista que desde criança enfrentou autoridades, estreou em todo o país.
O diretor do filme, Esmir Filho, falou com o Conversa Bem Viver do Brasil de Fato sobre a obra e ressaltou a subversão que Ney representa para a sociedade brasileira.
“Em uma sociedade que às vezes nos encaixam em lugares, o Ney saiu dessa caixa. Acho que ele abriu portas para todos do mundo artístico e de muitos lugares para poder expressar a sua sexualidade, o seu gênero, a sua forma”, afirma Filho.