
Maio chegou com surpresas na astronomia: Hoje teremos uma chuva de estrelas cadentes do cometa Halley e ela será visível aqui no Brasil e em todo o Hemisfério Sul. Torça pra fazer tempo bom onde você está.
A Eta Aquáridas é conhecida por ter meteoros velozes. O pico do evento pode ter até 50 estrelas cadentes por hora cortando o céu. O pico será na madrugada desta segunda, 5, para terça, 6 de maio.
A Eta Aquáridas ocorre todos os anos entre 20 de abril e 21 de maio, mas o ponto alto do fenômeno está acontecendo agora.
Visão privilegiada
O Hemisfério Sul terá uma visão privilegiada do evento por conta do “radiante”.
O radiante é um ponto no céu de onde os meteoros parecem surgir e está localizado na constelação de Aquário, que tem melhor visualização no Sul.
Essa chuva de estrelas tem uma origem ilustre: são pequenos pedaços do famoso cometa Halley que, ao entrarem na atmosfera da Terra, se transformam em riscos luminosos.
A força dos meteoros é impressionante. Eles se deslocam a uma velocidade de mais de 65 km por segundo e podem ter uma “bola de fogo” na ponta.
Leia mais notícia boa
- O céu vai sorrir pra gente esta semana. Veja como assistir ao fenômeno
- 2025 promete espetáculos no céu: chuva de meteoros, eclipse e superlua; 1º já começou
- Abril terá mais quatro espetáculos no céu, entre eles chuva de estrelas cadentes
Lua das Flores
Além disso, a Lua cheia de maio, também conhecida como Lua das Flores, vai brilhar forte este mês.
O nome vem da tradição de povos indígenas da América do Norte e marca o florescimento da primavera no hemisfério norte. O evento será no dia 12 de maio!
A Lua cheia de maio, a Lua de Flores, também tem um charme pra lá de especial.
Ela também é conhecida como “Lua de plantio” ou “Lua de brotamento”, porque coincide com o período em que as colheitas começam a tomar forma.
Neste ano, a Lua das Flores vai iluminar o céu com muita intensidade. Oportunidade perfeita para assistir a um lindo espetáculo no dia 12 de maio.
Como assistir
Para observar eventos no céu, é bom escolher um local com pouca poluição luminosa, longe de luzes artificiais, e com horizonte livre.
Locais como fazendas, rodovias e áreas rurais são ideais.
Mas cuidado com a segurança, ok?
Os fenômenos astronômicos do mês de maio: hoje teremos uma chuva de estrelas cadentes do cometa Halley/. Depois a Lua das Flores. – Foto: Bill Ingalls/NASA
O pico de observação da Eta Aquáridas vai ter 50 meteoros por hora. – Foto: Bill Ingalls/NASA