O projeto de identidade digital baseada em criptomoedas do CEO da OpenAI, Sam Altman, World, anteriormente Worldcoin, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, em seis cidades norte-americanas.
O projeto, que visa verificar os humanos na era da inteligência artificial, está chegando inicialmente ao que chama de “principais centros de inovação” de Atlanta, Austin, Los Angeles, Miami, Nashville e São Francisco.
A World oferece um token criptográfico, Worldcoin (WLD), para aqueles que verificam sua identidade com seu dispositivo esférico chamado Orb, que escaneia o rosto e os olhos do usuário.
A empresa havia evitado o lançamento nos EUA devido a preocupações regulatórias sobre a oferta de um token, temores agora aparentemente amenizados com o governo Trump, favorável às criptomoedas.
Os dados escaneados do World’s Orb podem ser usados ??para criar um World ID na plataforma da empresa, que visa verificar se um usuário é humano e pode ser usado para verificar isso em outras plataformas, incluindo Minecraft, Reddit, Telegram, Shopify e Discord.
A empresa tem enfrentado o escrutínio de órgãos reguladores e muitas jurisdições investigaram a World por questões de privacidade. Alguns países, incluindo Espanha e Portugal, suspenderam as atividades da World devido às suas práticas de coleta de dados.
Além do lançamento da World nos EUA, a empresa disse em um evento em São Francisco em 30 de abril que faria uma parceria com a Visa para um “cartão World Visa” a ser lançado ainda este ano para aqueles que escanearam seus olhos, o que permite pagamentos usando tokens WLD e outras criptomoedas.