Embarcação tem deslocamento submerso de 11.000 toneladas, velocidade máxima de 30 nós e pode operar a 400 metros de profundidade, segundo o Exército de Libertação Popular (PLA)
O Exército de Libertação Popular (PLA) revelou pela primeira vez detalhes de seu submarino nuclear lançador de mísseis balísticos Type 094, durante o dia aberto da Marinha chinesa.
Segundo informações exibidas durante os eventos comemorativos do 76º aniversário da Marinha do PLA na semana passada, o submarino com capacidade nuclear baseada no mar tem um deslocamento submerso de 11.000 toneladas.
Cartazes exibidos no dia aberto também afirmavam que o submarino nuclear possui velocidade máxima de 30 nós e pode operar a uma profundidade máxima de 400 metros.
Esses dados diferem de estimativas anteriores, que apontavam para um deslocamento submerso de 9.000 toneladas, velocidade de 20 nós e capacidade de operação a até 300 metros de profundidade.
Os cartazes também forneceram detalhes sobre o tamanho do submarino da classe Jin – aproximadamente 135 metros de comprimento, 13 metros de largura e deslocamento de 8.000 toneladas na superfície.
Esta é a primeira vez que os militares chineses divulgam as especificações do submarino estratégico de dissuasão desde sua entrada em serviço em 2007, embora ele tenha participado de cerimônias de revista naval em 2018 e 2019.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos considera o Type 094 como o “primeiro componente marítimo crível” da tríade nuclear estratégica da China – termo que se refere à capacidade de um país lançar armas nucleares por terra, mar e ar.

A Marinha do PLA opera pelo menos seis submarinos Type 094 e acredita-se que esteja construindo mais, ao mesmo tempo em que desenvolve um submarino de próxima geração, o Type 096, segundo o mais recente relatório militar sobre a China publicado pelo Pentágono em 2024.
Especula-se sobre quando o Type 096 será construído – o PLA costuma revelar poucas informações sobre seus armamentos militares avançados até que estejam próximos do fim da fase de desenvolvimento.
O relatório do Pentágono estimou que a construção do Tipo 096 deve começar “em breve” ou “em meados da década de 2020”, com entrada em serviço prevista para o “final da década de 2020 ou início da década de 2030”.
Diferentemente dos submarinos de ataque, que desempenham um papel-chave em grupos de ataque com porta-aviões, os submarinos lançadores de mísseis balísticos são projetados para atuar de forma furtiva e geralmente operam sozinhos.
Esses submarinos não dependem de oxigênio externo nem de reabastecimentos frequentes graças aos reatores nucleares que os alimentam, permitindo que permaneçam nas profundezas do oceano por meses, prontos para lançar um ataque nuclear.

O Type 094 é equipado com 12 mísseis balísticos JL-2 com ogivas nucleares e alcance de cerca de 7.000 km – o suficiente para atingir o nordeste dos Estados Unidos a partir de águas próximas à costa chinesa.
Submarinos chineses, incluindo o Type 094, enfrentaram problemas relacionados ao ruído – sendo muito barulhentos e fáceis de detectar –, situação que foi amplamente resolvida nos últimos anos.

A versão mais recente, o Type 094A, em serviço ativo desde 2020, é supostamente muito mais silenciosa e transporta os mais poderosos mísseis balísticos JL-3, com alcance superior a 10.000 km – cobrindo praticamente todo o território continental dos EUA a partir do Mar do Sul da China.
O Type 096 provavelmente carregará até 24 mísseis JL-3 e espera-se que seja ainda mais silencioso, além de equipado com sensores e armamentos mais avançados.
FONTE: South China Morning Post
O post China revela pela primeira vez detalhes do submarino nuclear de mísseis balísticos Type 094 apareceu primeiro em Poder Naval.