

Decisão barra a exploração de cargas a granel no terminal – Foto: Porto de Itajaí
A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) determinou a suspensão cautelar de qualquer autorização ou tratativa para operação de cargas a granel (produtos e matérias primas não embalados) no Porto de Itajaí, incluindo, por exemplo, o desembarque de fertilizantes.
A decisão foi formalizada na segunda-feira (29), por meio da Deliberação nº 30/2025, assinada pelo diretor-geral substituto do órgão, Caio Farias. Segundo o documento, a JBS Terminais, arrendatária temporária do terminal, fez uma denúncia requerendo a medida.
Cargas a granel em Itajaí: presidente de comissão da Câmara comenta medida
O presidente da Comissão do Complexo Portuário e da Comissão Mista de Portos na Câmara de Vereadores de Itajaí, Beto Cunha (Republicanos), comentou a decisão.
“A operação de carga a granel traz prejuízos ambientais, aumenta os riscos de acidentes, agrava o trânsito e oferece pouco retorno econômico para Itajaí. O nosso porto sempre se destacou pela movimentação de contêineres, e é nessa vocação que devemos continuar investindo e defendendo”, afirmou o parlamentar.
Acerca da deliberação da Antaq, a superintendência do Porto de Itajaí informou que não se manifestará. O ND Mais também tentou contato com a JBS para manifestação, porém não obteve retorno até o momento de publicação desta matéria. O espaço segue aberto.