Bem Estar #232: saúde mental nas escolas


As aulas recomeçam a partir desta semana em todo o país e um assunto que está gerando muito debate e reflexão é a saúde mental de crianças e adolescentes, principalmente no ambiente escolar.
Nunca antes as escolas tiveram tanta preocupação em focar na saúde mental dos estudantes e agora isso até virou uma obrigação: foi sancionada a lei que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares.
O objetivo é acolher e dar suporte para crianças e adolescentes que foram um dos principais grupos atingidos pela pandemia de covid-19. Estudos mostram que aumentaram os sintomas de ansiedade e depressão nessa faixa etária. E que os jovens sofreram um impacto no desenvolvimento emocional, consequência dos dois anos de isolamento.
De que forma essas questões podem impactar na rotina de crianças e adolescentes? Como lidar com esses problemas dentro das salas de aula? Como orientar os pais para que percebam sintomas nos filhos? Quem conversa conosco é o psiquiatra Rodrigo Bressan, Presidente do Ame Sua Mente, um instituto que tem como objetivo promover a saúde mental nas escolas públicas do país.

Comunicação/Globo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.