
Vereador de Vitória na disputa ao Senado
O vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo), que é vice-presidente da Câmara da Capital e também líder do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) na Casa, também entrou na disputa pelo Senado.
“O partido está estudando ter um palanque majoritário no Estado e eu entrei na disputa pelo Senado também”, disse Monjardim à coluna De Olho no Poder.
A construção de um palanque majoritário já vem há algum tempo sendo cogitada pelo Novo. Em fevereiro, quando o presidente estadual da legenda, Iuri Aguiar, conversou com a coluna, ele falou da possibilidade e citou o nome de Monjardim.
Ao ser questionado, à época, sobre o futuro de Monjardim, se o vereador disputaria uma cadeira na Assembleia, Iuri respondeu:
“Acho que Ales é pouco para ele. Monjardim é o nosso maior líder e está ajudando muito nessa construção”. Perguntado, então, se o vereador poderia disputar a Câmara Federal, o dirigente disse: “Pode ser. Ou uma majoritária, tudo pode acontecer”, disse Iuri, na ocasião.
Segundo Monjardim, o partido não pretende lançar candidato ao governo do Estado no ano que vem – como lançou em 2022, com a candidatura de Aridelmo (Novo), que ficou em quinto lugar com 0,76% dos votos.
***
Deu chapa 1 no Bairro República

Numa eleição bastante politizada, moradores do Bairro República, em Vitória, escolheram a chapa 1 para presidir a associação de moradores por mais três anos. A eleição ocorreu no último domingo (27).
A chapa, que representa a continuidade do grupo que está no comando do bairro desde 2016, é liderada por duas mulheres – Kátia Oliveira e Simone Oliveira –, mas tem o atual presidente, Walter Guedes, como secretário da nova composição.
A chapa 1 recebeu 423 votos contra 330 recebidos pela chapa 2 – liderada por Antônio Carlos Fraga e Maria Ângela Veltem. A participação popular foi considerada expressiva, comparando-se a outros pleitos, e pode ser justificada pela grande participação de lideranças políticas na campanha pelas chapas.
Conforme noticiado pela coluna no último sábado (26), deputados estaduais, vereadores e até o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), saíram em campo para pedir votos para as chapas que estavam concorrendo.
A chapa 1, que é mais próxima ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), tinha o apoio do deputado estadual Denninho Silva (União) e do tio dele, o prefeito Euclério – que esteve domingo pela manhã no Bairro República acompanhando a votação.
Já a chapa 2, mais independente com relação à prefeitura, contava com o apoio dos deputados Fabrício Gandini (PSD), Mazinho dos Anjos (PSDB), Coronel Weliton (PTB) e Danilo Bahiense (PL), além dos vereadores Dárcio Bracarense (PL), Luiz Emanuel (Republicanos) e Bruno Malias (PSB).
Denninho comemorou a vitória nas redes sociais e desabafou: “O trabalho de verdade venceu a velha política dos oportunistas! O Bairro República segue no caminho da transformação. Unidos faremos muito mais”.
***
Pedro Ivo é eleito para o comando da Associação do MPES

Tomou posse, no último dia 20, a nova diretoria da Associação Espírito-Santense do Ministério Público do Espírito Santo (AESMP). O promotor Pedro Ivo de Sousa é o novo presidente da associação e vai comandá-la pelo próximo biênio.
Ele volta a liderar a associação – que já presidiu por duas vezes –, após ser eleito em chapa única no último dia 10. Ele disse que o foco será deixar a associação mais forte e mais unida.
“Agradecer a toda a nossa classe que, mais uma vez, chancela nossa candidatura com esta votação tão importante! Eu me sinto extremamente preparado para, junto com a competente chapa formada por colegas tão virtuosos, fazer um trabalho em prol da nossa associação e dos nossos associados. Temos um forte compromisso de fazer a AESMP cada dia mais forte e unida, e é exatamente isto que faremos”, disse o presidente.
***
Diretor do IJSN homenageado

O diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, foi homenageado com a comenda “Vereador Dr. Hércules Silveira” pela Associação das Câmaras Municipais de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves). A comenda foi entregue durante um evento no Palácio Anchieta.
“Temos contribuído para o desenvolvimento de projetos de lei, também a qualificação do trabalho das Câmaras por meio de dados e informações e conhecimento científico, qualificando as entregas nos 78 municípios do Estado em termos de políticas públicas. Uma grande honra receber essa homenagem”, disse Pablo, nas redes sociais.
***
Vem com os que ficam
E a visita do presidente Lula (PT) ao Espírito Santo, prevista para a próxima sexta-feira (02), foi cancelada. De novo. Ele viria para entregar casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida, em Linhares. Não há previsão de uma nova data. É a segunda visita cancelada em dois meses.
LEIA TAMBÉM:
Euclério: “Decido essa semana se vou para o União Brasil”
Deputados e até prefeito de outra cidade na campanha pelo comando de bairro de Vitória