
A semana será mais curta para os mercados globais devido ao feriado do Dia do Trabalho em 1º de maio, quinta-feira. No Brasil, América Latina, Europa, China e diversas bolsas da Ásia, o feriado suspenderá as negociações. Nos Estados Unidos, no entanto, os mercados funcionarão normalmente, já que o Labor Day americano é celebrado apenas no início de setembro.
De acordo com Francisco Alves, operador de mercado e comentarista da BM&C News, apesar da segunda-feira contar com agenda mais fraca, a semana será carregada de dados relevantes. “Teremos números importantes do mercado de trabalho nos Estados Unidos, como o relatório JOLTS na terça, o ADP de empregos privados na quarta e o Payroll na sexta-feira, que é o principal dado do mercado de trabalho americano”, destacou.
Além dos dados de emprego, os investidores também acompanharão a divulgação dos índices de gerentes de compras (PMIs) industriais na Europa e nos Estados Unidos. Alves ressalta a importância desses indicadores: “Os PMIs medem a atividade econômica nos setores industriais e são fundamentais para avaliar a saúde da economia em diversas regiões“.
Outros destaques mencionados pelo analista incluem a divulgação preliminar do PIB de países europeus e do México, além do Banco do Japão (BoJ), que anuncia sua decisão de política monetária na madrugada de quinta-feira. “Embora os mercados estejam fechados aqui, o BoJ pode impactar o sentimento global, especialmente no mercado de moedas e juros“, comentou.
Nos Estados Unidos, os balanços corporativos seguem como foco adicional. Gigantes como Coca-Cola, Microsoft, Meta, Amazon, Apple e McDonald’s divulgarão seus resultados trimestrais.
No Brasil, a atenção também se volta para a terceira e última prévia da carteira teórica do Ibovespa para o próximo quadrimestre (maio a agosto), que será divulgada no dia 30 de abril e passa a valer a partir de 5 de maio.
Francisco Alves também alertou para a continuidade das preocupações com as tarifas comerciais entre os Estados Unidos e seus parceiros globais, além das expectativas sobre a próxima reunião do Federal Reserve (Fed), marcada para o dia 7 de maio, já em período de silêncio.
Agenda da Semana — Principais Destaques:
- Segunda-feira (28/4): Boletim Focus (Brasil), Investimento Estrangeiro Direto, Transações Correntes (Brasil).
- Terça-feira (29/4): PIB e CPI preliminares (Espanha), JOLTS (EUA), Caged (Brasil), IGPM (Brasil).
- Quarta-feira (30/4): PIB (Alemanha, França, Itália, Portugal, Zona do Euro, México, EUA), ADP empregos privados (EUA), PCE (inflação nos EUA), Superávit e Dívida Pública (Brasil).
- Quinta-feira (1/5): Feriado mundial (exceto EUA), decisão de política monetária do Banco do Japão, PMI Industrial (Reino Unido, EUA).
- Sexta-feira (2/5): Payroll (EUA), Taxa de desemprego (EUA), PMI Industrial (Europa e China).
Leia mais notícias e análises clicando aqui
Conheça nosso canal do YouTube
O post Semana curta tem Payroll, PMIs, balanços e expectativas por juros apareceu primeiro em BM&C NEWS.