Prosperidade, de Vargem Alta, disputa pela 1ª vez o Brasileirão Feminino

Prosperidade Futebol Clube, time do ES de futebol feminino
Atual campeão estadual, o Prosperidade estreia na Série A3 do Brasileirão Feminino (Foto: Divulgação)

Clube com mais de 70 anos de história, o Prosperidade é um dos clubes mais antigos da região serrana do Espírito Santo. Agora, o clube de Vargem Alta começa a escrever uma grande história também no futebol feminino.

O primeiro grande capítulo foi a conquista inédita do Capixabão Feminino em 2024. E, neste sábado (26), o clube fará o jogo mais importante da sua história: vai estrear no Brasileirão Feminino da Série A3.

Leia também:

ES tem uma equipe feminina entre as 40 melhores do ranking nacional de clubes

Confira quais são os jogos do fim de semana pela Copa Espírito Santo

CBF muda a data do jogo e Botafogo x Ceará não será no Kleber Andrade

Primeira vez do Prosperidade no Brasileirão Feminino

Em 2025, o Espírito Santo terá um novo representante na Série A3 do Brasileiro Feminino. Será o Prosperidade FC, que conquistou, em agosto do ano passado, o título do Capixabão pela primeira vez em sua história.

apixabão Feminino 2024 (Final - Volta) - Vila Nova x Prosperidade
Fotos: Henrique Montovaneli/FES
Prosperidade conquistou o título do Capixabão Feminino em 2024 (Foto: Henrique Montovanelli/FES)

Na final, a equipe de Vargem Alta venceu o Vila Nova, que vinha de oito conquistas consecutivas. O Prosperidade goleou no jogo de ida por 5 a 1, em casa, e garantiu o título com o empate em 1 a 1 na partida de volta, no Engenheiro Araripe, em Cariacica.

Crescimento e aposta no futebol feminino

O presidente do Prosperidade, Douglas Marin, destacou o crescimento do projeto no último ano. O time, que teve um calendário de jogos de apenas dois meses em 2024, terá ao menos seis meses de trabalho em 2025.

Estar na Série A3 é um sonho realizado. Levar o nome do Prosperidade e de Vargem Alta para o Brasil inteiro. Nosso objetivo, primeiro, é classificar na primeira fase. A gente sabe que não vai ser fácil, mas a gente tem essa mania de pensar grande e querer mais, brinca Marin.

Para isso, o clube aumentou o número de profissionais, incluindo equipe médica, fisioterapeutas, preparadores físicos e preparadores de goleiras, além do próprio elenco de jogadoras. Marin ainda destaca as melhorias estruturais no patrimônio do clube, como reformas no estádio Humberto Scaramussa e centro de treinamento.

Por enquanto, porém, o time não pode jogar as competições nacionais no seu estádio por falta de alguns requisitos exigidos pela CBF. Por isso, a estreia no Brasileirão será no estádio Almiro Ofranti, também em Vargem Alta.

Estamos correndo atrás de ampliação e melhorias para o estádio. Precisamos de um vestiário e uma estrutura melhor e nesses pontos já estamos melhorando. Neste ano, a gente já planeja a construção de um CT com alojamento e academia, explica o presidente do clube.

Novo técnico e expectativa alta para a estreia

O Prosperidade terá um novo treinador para a disputa do Brasileirão Feminino. O técnico Deniz Rodrigues, de 44 anos, assumiu a equipe no lugar de Gustavo Freitas. Ele ressaltou a importância da vitória na estreia.

“Sabemos da importância de estrear bem na competição e vamos entrar em campo em busca da vitória. Somar pontos é primordial para nosso objetivo inicial, que é classificar para a segunda fase”, destaca o treinador.

Deniz tem passagens por Ponte Preta/SP, Rio Branco/SP, Jaguariuna/SP, Juventude/BA, UDA/AL, Mixto/MT, e comanda um projeto de futebol feminino de base em Campinas (SP), o Sem Chuteira. Esta será sua primeira experiência no futebol capixaba.

Capitã do Prosperidade animada para a estreia

Capitã do Prosperidade na conquista do Capixabão do ano passado, Larissa é uma das 17 remanescentes do elenco para a disputa do Brasileirão A3.

Na véspera do jogo de estreia na competição nacional, ela conta que acredita que o time de Vargem Alta pode fazer uma grande companha no torneio.

“Capixabão já passou e o que a gente quer pra frente, nesta temporada, é primeiro passar de fase no Brasileiro. Sabemos que somos um clube jovem e estreante no cenário nacional, várias jogadoras vão jogar pela primeira vez essa competição, mas nosso objetivo é passar de fase”, afirma a meio-campista Larissa.

Larissa lembra que o Prosperidade fará apenas um jogo em casa na primeira fase, justamente a partida deste sábado. Por isso, conta com a torcida para o time fazer bonito já na primeira rodada.

“Dá um friozinho na barriga, uma ansiedade, aquela sensação boa! O que a gente espera pra amanhã (sábado) é uma vitória em casa. Só teremos este jogo em casa e estamos dando muita importância a ele, como se fosse uma final mesmo. Queremos o apoio da torcida e a única coisa que espero é sair de casa com a vitória”.

Larissa é a capitã e foi campeã do Capixabão Feminino com o Prosperidade (Foto: Henrique Montovaneli/FES)

Veja o elenco do Prosperidade para o Brasileirão Feminino

  • Goleiras: Mariana Debona, Tai, Camila e Layane
  • Laterais: Yasmin, Suzy, Tayane, Eniely e Isabela Ruiva
  • Zagueiras: Déia, Kelly, Kattu e Amanda
  • Meio-campistas: Mari, Larissa, Sttefanny, Allyce, Paulinha, Bruna e Iza
  • Atacantes: Lorena, Raíssa, Thais Feijão, Aninha, Jamili, Kayapó e Duda

Fórmula de disputa

O Brasileirão Feminino A3 reúne 32 equipes, que foram divididas em oito grupos, com quatro times em cada grupo.

Troféu do Brasileirão Feminino A3
Troféu do Brasileirão Feminino A3 (Foto: Staff Images/CBF)

Na primeira fase, as equipes jogam em turno único, dentro dos grupos. Ao final da primeira fase, os dois melhores colocados de cada grupo avançam à segunda fase. A partir desta etapa, os confrontos acontecerão em jogos de ida e volta. os quatro semifinalistas sobem para a Série A2 do Brasileirão Feminino de 2026.

O Prosperidade está no Grupo A8, junto com Juventude-SE, Doce Mel-BA e Atlético-BA.

Jogos do Prosperidade no Brasileirão Feminino A3

  • Sábado (26): Prosperidade x Juventude-SE
  • 4 de maio: Atlético-BA x Prosperidade
  • 10 de maio: Doce Mel-BA x Prosperidade

SERVIÇO

Prosperidade x Juventude-SE

  • Quando: sábado (26)
  • Horário: 15 horas
  • Local: estádio Almiro Ofranti, Vargem Alta (ES)
  • Ingressos: R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira)
  • Onde assistir: canal de YouTube do Prosperidade
Adicionar aos favoritos o Link permanente.