

Alta demanda em hospitais leva Município de Itajaí a fazer orientação – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Com a baixa das temperaturas, o número de pacientes com doenças respiratórias vem crescendo nas unidades e nos serviços de urgência e emergência de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina.
Por isso, a Prefeitura de Itajaí fez uma orientação aos moradores para que, em caso de doenças respiratórias, procurem a Central da Dengue, no 10º andar do Complexo Madre Teresa do Hospital Marieta Konder Bornhausen.
Alta demanda em hospitais é motivo de preocupação do município
O espaço municipal atende todos os casos de doenças infectocontagiosas como gripe e outras inflamações bronco pulmonares. A orientação é reforçada devido à alta demanda de atendimento em hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cordeiros e São Vicente.
A Central, que funciona 24 horas, foi implantada por meio da Secretaria Municipal de Saúde visando oferecer suporte especializado para o tratamento destas doenças, especialmente a dengue.

Central da Dengue atende qualquer tipo de dornça respiratória – Foto: Almeri Cezino/ Secom Itajaí/ Divulgação
Central da dengue pode atender até 700 pessoas por dia
Com capacidade de atender até 700 pessoas por dia, o local conta com 12 leitos, podendo ser ampliada para até 20. O atendimento inclui salas de coleta de exames, sala de espera e diversos outros espaços, além de profissionais da saúde qualificados, como médicos e enfermeiro.

Alta demanda em hospitais é motivo de preocupação do município – Foto: Bruno Golembiewski/Arquivo ND
De acordo com o município, a Central de Atendimento à Dengue é uma medida estratégica para reduzir a sobrecarga nas UPAs e busca que os pacientes com sintomas de dengue, gripes, resfriados e diarreia recebam o cuidado necessário de forma mais ágil.