Índice de 11,9%: primeiro LIRAa de 2024 aponta alto risco de epidemia de dengue em Itaúna

Levantamento foi realizado de 8 a 12 de janeiro. Segundo a Prefeitura, cidade já registrou 205 confirmações de casos de dengue em apenas 26 dias. O primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 apontou alto risco de epidemia de dengue em Itaúna. O índice de infestação do município foi de 11,9%.
O LIRAa foi realizado de 8 a 12 de janeiro e o resultado foi divulgado nesta terça-feira (30).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram coletados 427 tubos com larvas, os quais foram encaminhados para análise no laboratório do setor de Vigilância Ambiental do município.
O levantamento apontou que 98% dos focos foram encontrados em residências. Os recipientes com maior incidência de focos são pratinhos de plantas, baldes, piscina plástica, garrafas, latas, lonas, pneus, dentre outros. Todos passíveis de remoção..
🔔 Receba no WhatsApp notícias do Centro-Oeste de MG
Os bairros com mais quantitativos de recipientes positivos foram: Centro, Morada Nova II, Piedade, Santa Edwiges, Aeroporto, Itaunense I e II, Parque Jardim, Jadir Marinho, Padre Eustáquio, Graças, Residencial Santanense, Cidade Nova e Vale das Aroeiras.
Ainda segundo a SMS, a cidade já teve 205 casos confirmados de dengue no ano. Um caso de chikungunya também foi confirmado.
A SMS já iniciou ações especiais de combate ao mosquito transmissor em regiões da cidade.
LEIA TAMBÉM:
PREVISÃO DO TEMPO: Chuvas podem ter acumulado de até 50 mm em Divinópolis e região; veja a previsão do tempo para a semana
EM CÓRREGO DANTA: Temporal arranca parte da cobertura metálica da base de atendimento da concessionária Triunfo Concebra na BR-262
📲 Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.