Exposição “Estéticas em Trânsito” discute a hibridização cultural e abre seminário na Ufes

Exposição
Exposição “Estéticas em Trânsito” será inaugurada nesta quarta-feira (Foto: Divulgação/GAP-Ufes)

A Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (GAP-Ufes) abre, nesta quarta-feira (23), a exposição “Estéticas em Trânsito”, com obras de 22 artistas, entre eles a uruguaia Mariana Nicolini.

A mostra é gratuita e propõe uma reflexão sobre a brasilidade a partir dos processos de hibridização cultural, tema que atravessa as identidades e práticas artísticas contemporâneas no Brasil.

LEIA TAMBÉM:

  • Demolidor: Renascido é um Frankenstein em forma de série
  • Maria Gladys revela situação financeira: “Gasto mais do que tenho”
  • “Heartstopper” vai virar filme após três temporadas da série da Netflix
Exposição “Estéticas em Trânsito” (Foto: Divulgação/GAP-Ufes)

A exposição é parte da programação do XI Colóquio de Arte e Pesquisa dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes da Ufes (COLARTES), evento acadêmico que este ano traz como tema central “Brasilidades: raízes culturais e caminhos para o futuro”.

Inspirados nos conceitos do historiador Néstor García Canclini, os trabalhos expostos evidenciam a fusão de matrizes indígenas, africanas e europeias e a criação de novas narrativas a partir do entrelaçamento de culturas, materiais e linguagens.

Entre os participantes, destaca-se a presença da artista uruguaia Mariana Nicolini, conhecida por seu trabalho de ativismo ambiental. A artista, que também fará a palestra de encerramento do colóquio, traz para a exposição uma reflexão sobre a preservação ambiental, inspirada na biodiversidade dos manguezais de Vitória.

Participar do seminário me faz refletir sobre as conexões entre Brasil e Uruguai, principalmente no que diz respeito à devastação ambiental. Preciso destacar que conheço a extensa área de manguezal de Vitória, um importante berçário de espécies marinhas, e estou ciente do risco de extinção do caranguejo goiamum. Quem sabe uma obra nasça a partir dessa reflexão, afirmou Nicolini.

Além da mostra, o XI COLARTES promove apresentações de artigos e resumos de pesquisa nos dias 6 e 7 de maio, no Auditório do prédio Cemuni IV, no campus Goiabeiras da Ufes. A participação é aberta ao público.

O COLARTES é organizado pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Artes da Ufes e tem como objetivo estimular a produção acadêmica e artística, além de promover o debate sobre questões socioculturais no campo das artes.

Serviço

Exposição “Estéticas em Trânsito”

  • Visitação: 23 de abril a 21 de maio, de segunda a sexta-feira
  • Horário: das 9h às 12h e das 13h às 17h
  • Local: Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), Ufes – Campus Goiabeiras
  • Entrada gratuita

XI Colóquio de Arte e Pesquisa dos Alunos do PPGA (COLARTES)

  • Datas: 6 e 7 de maio de 2025
  • Local: Auditório do prédio Cemuni IV – Ufes, Campus Goiabeiras
  • Entrada gratuita
Adicionar aos favoritos o Link permanente.