Jardim Urbano relembra trilhos da Mogiana ao usar abrigos de ônibus como telas de arte em Uberlândia


Nova edição do projeto acontece na Avenida Monsenhor Eduardo, no domingo (28), quando nove pontos de ônibus da via serão revitalizados. Muro após a ação do Jardim Urbano em Uberlândia, em outra edição
Preta em Flor/arquivo pessoal
A Avenida Monsenhor Eduardo está prestes a se tornar a primeira galeria de arte pública de Uberlândia. Nove pontos de ônibus que ficam na extensão da via vão receber o projeto Jardim Urbano a partir de domingo (28).
A edição celebrará a via, uma das mais importantes da cidade, e contará parte da história dela citando os trilhos da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Idealizado pela pedagoga Débora Costa, conhecida como Preta Flor, “Jardim Urbano” é uma iniciativa independente iniciada em 2020, durante a pandemia de Covid-19, e permite ressignificação das paisagens por meio da reunião de artistas de Uberlândia.
Débora explica que a ideia dos abrigos de ônibus como telas partiu da noção de que eles são um mobiliário urbano que já não são mais vistos em outros locais da cidade, uma vez que os modelos usados atualmente são outros.
“A gente não tem mais aquele tipo de aplicação daquele abrigo. Eles estão ali num lugar que conta um pouco da história da cidade, que já teve caminhos da Mogiana, caminhos da linha férrea, do movimento de expansão da cidade. Então, queríamos relacionar a nossa intervenção com essa história”, explica.
O objetivo, ainda, é pensar que, apesar dessa expansão encontrada na cidade, de todos os prédios que passaram a ocupar a região Central do município, o que o compõe da melhor maneira é o ser humano.
“A gente quer mostrar com a força do trem, que é algo tão mineiro, tão nosso, a expansão da cidade, mas que também a cidade cresce e se move de outros modos. Mostrar que nessa expansão o ser, as pessoas, o humano, é o que temos de mais valoroso”, relata.
A criação e a pintura serão executadas sob curadoria de Dequete, formando painéis com elementos abstratos, figurativos e/ou personagens.
Outra edição do Jardim Urbano
Acervo pessoal/Déquete
Como colaborar
O projeto Jardim Urbano é uma iniciativa independente e funciona através de doações, seja de valores, de tintas ou do tempo dos voluntários.
Para colaborar, a chave PIX é o e-mail [email protected]. O projeto ainda pede que quem visite os espaços, tire fotos e publique nas redes sociais, marcando o @jardimurbanoudi para ajudá-los na missão de alcançar as pessoas.
Outra forma de colaborar, segundo Débora, é pedir o cuidado em relação à manutenção das pinturas.
“Os abrigos em geral são usados muito para essas colagens de propaganda, né? Então, esse chamado para a comunidade, para o cuidado, é muito importante”.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.