Ciclone traz temporais com vendavais e granizo no Sul do Brasil

Ciclone extratropical visto via satéliteReprodução/Regional and Mesoscale Meteorology Branch

A formação de um ciclone extratropical nesta quinta-feira (27) traz riscos de temporais, vendavais e granizo no Rio Grande do Sul, de acordo com a previsão da MetSul.

Formado por um sistema de baixa pressão que ocorrem quando as massas de ar frio se chocam com o calor, o fenômeno é comum durante o outono na região. Ele avançará pelo estado durante os próximos dias e deve perder força no sábado (29).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo potencial” para tempestades no estado. O aviso indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.

Segundo a MetSul, no território gaúcho, as tempestades serão mais intensas na quinta-feira, enquanto no Paraná o risco é maior na sexta-feira. Em outras regiões, os acumulados poderão ser pontualmente altos, associados a temporais localizados, com potencial para alagamentos, descargas elétricas e deslizamentos.

Na sexta-feira, uma segunda onda de temporais, mais isolados, poderá atingir áreas do Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina, além da Campanha e parte da Zona Sul. Nessas regiões, os temporais podem vir acompanhados de raios, chuva intensa e granizo. Rajadas de vento forte também são esperadas, especialmente entre a Campanha e a Zona Sul.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu alerta para chuva intensa entre a tarde desta quinta e a noite desta sexta-feira (28). A recomendação do órgão à população é de evitar situações de risco. Aqueles que moram em áreas vulneráveis devem buscar abrigo seguro ou utilizar as estruturas disponibilizadas pela prefeitura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.