Após operação especial de transporte, dessalinizador marinho de Fernando de Noronha é consertado


Avião da FAB foi utilizado para transportar um inversor de frequência. Por conta da pane, Compesa alterou calendário de racionamento, que passou para um dia com água, para nove dias racionados. Avião da FAB transportou material para Noronha
Gabriela Frascarolli/Acervo pessoal
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi mobilizado para transportar um inversor de frequência do módulo dessalinizador marinho de Fernando de Noronha. O equipamento entrou em pane e provocou a redução da produção de água para abastecimento da ilha. O material chegou na noite de quinta-feira (25), a partir de uma operação especial, e foi instalado em seguida.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Por conta da pane, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) alterou o calendário de racionamento. Desde segunda-feira (22), o fornecimento na ilha, que era de um dia com abastecimento por cinco racionados, passou para um dia com água para nove dias racionados.
LEIA TAMBÉM
Conselho faz reunião de urgência sobre falta de energia e água
Novo dessalinizador de água marinha é inaugurado na ilha
A Compesa informou que os reservatórios de distribuição atingiram níveis críticos, com a queda de 35% da produção de água, após a falha apresentada pelo dessalinizador marinho.
Segundo informações da gerência da companhia, a expectativa é que em até dez dias deve ocorrer a redução gradativa do racionamento, até o retorno do esquema anterior.
O presidente do Conselho Distrital, Ailton Araújo Júnior, informou que, para a chegada inversor em Noronha, foi preciso mobilizar o governo do estado e o governo federal, com participação dos ministros pernambucanos da Defesa, José Múcio Monteiro , e da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, para liberação da aeronave e pouso noturno na ilha.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.