Prefeitura abre 500 novas vagas para permissionário do serviço de mototáxi em Santarém


Interessados devem procurar a SMT a partir de segunda-feira (29) para mais informações. Mototaxistas legalizados do município de Santarém (imagem ilustrativa)
Agência Pará / Divulgação
Por meio de suas redes sociais, o prefeito Nélio Aguiar, de Santarém, oeste do Pará, anunciou nesta sexta-feira (26), que o município está abrindo 500 novas vagas para permissionários do serviço de mototáxi.
A ampliação do número de concessões é um pleito antigo do Sindicato dos Motataxistas, e durante reunião na manhã desta sexta, entre a gestão municipal e a entidade, foram alinhados os detalhes para o lançamento do processo licitatório para concessão das permissões para exploração do serviço de transporte individual de passageiros por motocicleta.
“Nós já vínhamos trabalhando junto ao município para a abertura de novas vagas de mototáxi, porque hoje em dia, quando morre um trabalho que é permissionário, é muito burocrático para a viúva, por exemplo, transferir a permissão. Com a concessão, a gente não vai ter esse problema. Além disso, vai dar oportunidade para pessoas que hoje atuam como auxiliares, pagando aluguel, poderem trabalhar com moto própria e de forma legalizada. E qualquer pessoa que atenda os requisitos da lei, vai poder concorrer às permissões”, observou o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Santarém, Fagno dos Santos.
Quem tiver interesse no serviço de mototáxi procurar a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT). “Você que tem interesse em trabalhar como mototáxi, procure a SMT para maiores informações, para fazer treinamento, e quem sabe ser um novo permissionário na ampliação do serviço de mototaxista no município de Santarém”, disse o prefeito Nélio Aguiar.
📱 NOTÍCIAS: Faça parte do canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Atualmente, há 823 concessões do serviço de mototáxi em Santarém, mas o Sindicato dos Mototaxistas está fazendo um levantamento para saber quantos dos permissionários estão ativos.
Para ajudar aqueles que querem se candidatar às novas concessões e também os mototaxistas que estão na ativa e precisam se reciclar, na segunda quinzena do mês de março, a Escola Pública do Detran realizará um curso em Santarém, que é obrigatório para os mototaxistas. O Sindicato dos Motaxistas está à frente da articulação para a realização do curso.
Serviço legalizado
O serviço de mototáxi passou a ser regulamentado em Santarém por meio de lei municipal 19.911/2015, sancionada pelo então prefeito Alexandre Von em 14 de dezembro de 2015. Além de regulamentar o serviço, ela estabelece normas gerais e específicas para a execução da atividade de mototaxista.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.