Bastidores da turnê Caju: stylist de Liniker comenta looks da artista

Liniker é uma cantora, compositora, atriz e artista visual brasileira transexual. Embora dispense apresentações — já que teve a própria obra musical, Caju, sendo considerada o Álbum do Ano pelo Prêmio Multishow e teve quase toda a turnê nacional esgotada recentemente — é importante ainda destacar quem é ela na moda. E a pessoa que dá vida à essa essência fashionista da jovem é a stylist Caroline Passos, que trabalha, de forma criativa, com designs inovadores, marcas brasileiras e um quê de arte em tudo que produz. A coluna entrevista a profissional para saber detalhes sobre os figurinos apresentados pela artista nos palcos.

Vem conferir!

Na imagem com cor, foto da Liniker em turnê CAJU - metrópoles
O primeiro show da turnê Caju foi em 8 de novembro, em São Paulo

 

Sobre a construção dos looks de Liniker

O álbum Caju foi lançado em agosto deste ano. A obra carrega consigo uma identidade visual marcante e uma história especial por trás dele: é como se todas as faixas fossem as fases de um dia completo. Além disso, o nome é de uma personagem criada pela própria Liniker, considerada o alter ego da artista.

A cada apresentação nos palcos da turnê, é possível notar como a cantora se desdobra nesse espetáculo visual, repleto de narrativas, cores e estilos que transcendem o convencional. Por trás de cada troca de roupa, há o olhar criativo e detalhista da stylist Caroline Passos.

Na imagem com cor, foto da Liniker em turnê CAJU - metrópoles
“Os looks foram compostos de forma orgânica, com base no que a Li [Liniker] se sentia confortável e no que traduzia a essência da música”, afirma a stylist
Na imagem com cor, foto da Liniker em turnê CAJU - metrópoles
Caroline sempre trabalhou com produção de moda com grandes stylists

 

Em entrevista à coluna, ela compartilha os detalhes sobre o desenvolvimento dos figurinos da turnê: “O processo criativo do álbum foi imersivo para todo mundo. Era muito importante a gente entender a essência dele por inteiro para tentar traduzi-lo de uma forma impactante para os shows. E eu queria muito contar essa história [da Caju] no palco também, para criar essa coisa de um dia inteiro. Por isso tem várias trocas de roupa”.

O resultado é uma apresentação que acompanha a jornada emocional da cantora ao longo do show. As peças foram escolhidas para refletir uma mulher forte e multifacetada:

“O blazer, a calça jeans com top de tule, a blusa de time e o vestido de brilho são essa história contada, é tudo o que acontece no dia de uma mulher poderosa que nem a Caju”, completa.

Na imagem com cor, foto da Liniker em turnê CAJU - metrópoles
O laranja tem um impacto durante as apresentações

 

Cores de Caju

As cores também desempenharam um papel central na criação dos figurinos. “A cartela de tonalidades usadas foi uma das primeiras decisões que tomamos. Criamos uma cartela com combinações como laranja e rosa, verde e roxo e branco e prata”, conta Passos.

Essas paletas ajudam a guiar o público pela narrativa do show, com cores que evoluem de acordo com a intensidade das músicas e das emoções transmitidas. “A gente pensou nisso porque são cores que, juntas, super funcionam. E algumas delas também existem no decorrer de um dia inteiro”, explica.

Na imagem com cor, foto da Liniker em turnê CAJU - metrópoles
Os vestidos brilhantes dão um toque a mais às danças de Liniker

 

Na imagem com cor, foto da Liniker em turnê CAJU - metrópoles
O jeans também está sempre presente

 

Marcas nacionais presentes

Um dos pilares do trabalho de Caroline é a valorização da moda brasileira. Para a stylist, destacar designers nacionais foi uma escolha natural: “A moda nacional tem um potencial incrível e é pouco explorada no cenário pop. Trabalhamos com nomes como Lucas Leão, Apartamento 03, Lucas Regal, Another Place e Michele X, que trouxeram tecidos e modelagens que traduzem bem o espírito da turnê”.

Caroline enfatiza ainda a importância de construir parcerias com marcas e profissionais que acreditam na proposta como um todo. “Na hora de pensar em designers e marcas, eu me questionei: ‘Quem são as pessoas que eu vou trazer pra esse projeto que eu sei que vão agarrar ele com o coração da mesma forma que a gente?’. E foi isso aí que a gente recebeu”, afirma.

Na imagem com cor, foto da Liniker em turnê CAJU - metrópoles
Há uma variedade de estilos no palco

 

Na imagem com cor, foto da Liniker em turnê CAJU - metrópoles
A mudança de cores dos blazers é um detalhe cuidadoso que Caroline teve ao pensar nos looks da tour

 

Inspirações

Segundo Caroline, a inspiração em ícones como Tina Turner também apareceu de forma sutil e pontual nesta turnê: “Os vestidos de brilho são uma referência direta à Tina nos anos 1980 e 1990, quando ela usava modelos similares nos próprios shows”.

Essa escolha faz sentido especialmente nos momentos mais energéticos do show, em que Liniker dança intensamente. “A partir do momento que a gente soube quais bases funcionavam, foi quando a gente começou a alterar as coisas para deixar o processo criativo crescer dentro do figurino da forma que a gente imaginou”, conta.

Na imagem com cor, foto da Liniker em turnê CAJU - metrópoles
“Eu acredito que o maior desafio para combinar sensualidade, ousadia e streetwear foi achar o conforto no meio de tudo isso”, conta a profissional

 

Na imagem com cor, foto da Liniker em turnê CAJU - metrópoles
“Eu acho que é muito mais interessante quando você constrói alguma coisa que está pelo mundo, que é uma coisa que você sai na rua e que você olha e é o que você se inspira”, ressalta Caroline

 

Quando questionada sobre sonhos e ideias ainda não realizados para a turnê Caju, Caroline Passos preferiu manter os pés no presente: “Eu sou uma pessoa muito de momento, não me apego ao futuro, mas eu estou ansiosa pelo que vem pela frente. Eu gostaria muito ainda de ver uma evolução de tudo que está acontecendo. Eu amo a Li [Liniker] de paixão e é uma pessoa que eu amo muito trabalhar. Ela é, além de tudo, minha amiga e minha parceira”, conclui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.