Estoque de vacinas de Covid está zerado na cidade de São Paulo

São Paulo — O estoque da vacina contra a Covid está zerado em toda a cidade de São Paulo. Nesta terça-feira (3/12), nenhum posto de saúde da capital tem imunizantes disponíveis, de acordo com o site De Olho na Fila, que é gerenciado pelo governo municipal. O portal detalha a oferta por zonas.

Procurada pelo Metrópoles, a Prefeitura de São Paulo revelou que o último lote, com 60 mil doses, foi recebido e ofertado ao público elegível em outubro. Já o Ministério da Saúde (MS) apontou que a entrega de vacinas ocorre conforme a adesão da população.

3 imagens

A Prefeitura de SP destacou que o último lote de imunizantes foi recebido em outubro

O Ministério da Saúde nega desabastecimento de vacinas de Covid
1 de 3

Atualmente, o estoque da vacina de Covid-19 está zerado na cidade de São Paulo

Getty Images

2 de 3

A Prefeitura de SP destacou que o último lote de imunizantes foi recebido em outubro

Getty Images

3 de 3

O Ministério da Saúde nega desabastecimento de vacinas de Covid

Gustavo Alcântara/ Metrópoles

Estoque de vacinas de Covid zerado em SP

A Prefeitura de SP explica, em nota, que o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, é o responsável pelo envio de vacinas para a capital paulista. “Solicita, semanalmente, as doses de vacinas necessárias para a demanda da capital, aos Programas Estadual e Nacional de Imunizações”, informa.

Atualmente, o órgão aguarda o repasse de novas doses da vacina de Covid pelo governo para seguir com a imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e disponibilizar à população elegível. Neste ano, desde janeiro, foram aplicadas 1.115.994 doses de imunizantes contra Covid no público prioritário.

Também acionada pelo Metrópoles, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP) enfatiza que cabe ao estado apenas a dispensação entre os municípios. Em outubro, a SES solicitou ao órgão federal 500 mil doses do imunizante contra a Covid, mas obteve apenas 210 mil. Segundo a pasta, em novembro, mais 150 mil doses foram pedidas. No entanto, somente 23.020 mil chegaram e estão sendo distribuídas.

“A vacinação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelos 645 municípios do estado e o público-alvo para a imunização são crianças entre 6 meses a 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos e pessoas a partir de 5 anos com comorbidades”, completa a SES.

Ministério da Saúde nega desabastecimento

O Ministério da Saúde alega que não há desabastecimento de vacinas em São Paulo. “Em 25 de outubro, o estado recebeu 233 mil doses de vacinas contra a Covid. As doses começaram a ser aplicadas em novembro e, até 2 de dezembro, 102.172 vacinas foram aplicadas. O repasse de vacinas aos municípios é responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde”, garante.

Ainda segundo o MS, estão previstas para a primeira quinzena de dezembro 8 milhões de doses de imunizantes contra a Covid. Assim, serão direcionados aos estados, para assegurar estoque suficiente em até seis meses.

A remessa faz parte do contrato de aquisição de 69 milhões de doses para os próximos dois anos. “As entregas serão feitas de forma gradual, conforme a adesão da população, evitando compras em excesso e desperdício de doses”, acrescenta a pasta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.