Superalimento popular no Brasil tem mais potássio que a banana; veja

O potássio é um mineral que possui vários benefícios para a saúde. Embora muitas pessoas associem o nutriente à manutenção da força muscular, ele ajuda a regular a pressão arterial, contribui para a neutralização de ácido no organismo e ainda promove a perda de peso.

A banana é um dos alimentos que mais possui potássio, mas não é o único ou até mesmo o melhor caminho para ingerir esse mineral. A batata-doce (Ipomoea batatas), por exemplo, é um superalimento popular no Brasil que tem mais potássio que a fruta da casca amarela.

Enquanto a banana contém 422 mg de potássio em uma unidade de tamanho médio, a batata-doce tem 542 mg, afirma a nutricionista e colunista do Metrópoles Thaiz Brito. Além disso, 80 g do vegetal rico em amido tem 67 kcal; 0,9 g de proteínas; 0,2 g de gordura; 16,3 g de carboidratos; 6,7 g de açúcar; 14 mg de vitamina C; entre outros nutrientes.

4 imagens

Batata-doce roxa

Batata-doce
Batata-doce
1 de 4

A batata-doce tem baixo índice glicêmico

Getty Images

2 de 4

Batata-doce roxa

Nungning20/Getty Images

3 de 4

Batata-doce

Getty Images

4 de 4

Batata-doce

Getty Images

Benefícios do superalimento

Fonte de antioxidantes:

Segundo Thaiz, a batata-doce é uma boa fonte de antioxidantes, como betacaroteno e antocianinas. “Eles ajudam o organismo na proteção contra os efeitos dos radicais livres e infecções, prevenindo contra o envelhecimento precoce”, afirma.

Ajuda na saciedade e no controle do açúcar sanguíneo

De acordo com a nutricionista, a presença de fibras no tubérculo faz com que o indivíduo tenha mais saciedade e mantenha o açúcar no sangue mais controlado.

Colabora com a saúde dos olhos

Os betacarotenos encontrados no ingrediente atuam na saúde da visão. Esses antioxidantes preservam a córnea e a estrutura dos olhos dos danos causados pela luz solar.

Melhora a imunidade e a saúde intestinal

A imunidade e a saúde intestinal também tiram proveito da batata-doce. Isso porque as fibras auxiliam na digestão e ajudam a prevenir a constipação. Já as vitaminas A e C, os antioxidantes e os mineiras fortalecem o sistema imunológico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.