Além de ‘Mama África’ e ‘Deus me Proteja’: conheça outros destaques da obra de Chico César


Artista paraibano completa 60 anos nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro. Chico César, cantor paraibano, celebra aniversário de 60 anos
Divulgação
Chico César, artista paraibano entre os grandes nomes da música, chega aos 60 anos nesta sexta-feira (26). Para celebrar a data, o g1 te apresenta cinco das inúmeras composições mais emblemáticas da carreira dele.
LEIA TAMBÉM:
Chico César celebra lançamento em LP de ‘Aos Vivos’ e lembra que vendia vinis na infância
Chico César apresenta música em francês na edição estendida do álbum ‘Vestido de amor’
Nascido no Sertão paraibano, no município de Catolé do Rocha, Chico César teve contato com o mundo artístico e musical muito cedo. Aos 8 anos, começou a trabalhar vendendo vinis.
Atualmente, aos 60 anos, Chico César celebra a liberdade musical conquistada ao longo de sua carreira e vive a expectativa de viver novos projetos.
“Me sinto muito bem, me sinto criativo, livre, muito produtivo (…) Gostaria de continuar assim por mais 30 anos pelo menos, produzindo, criando com a minha inquietação, com meu sentimento de liberdade como músico, expressando a minha relação com a vida, com o mundo, através da música”, diz Chico César.
Chico César, cantor paraibano
Ana Lefaux / Divulgação
Ao longo da carreira, composições emblemáticas projetaram a voz Chico César para além do território paraibano. Letras como a de “Deus me Proteja”, que voltou a ficar entre as mais ouvidas nas plataformas digitais após Juliette, paraibana campeã do BBB-21, cantá-la durante o reality, e “Mama África”, fazem parte do vasta obra de Chico César.
Mas, várias canções também conhecidas em vozes de outros artistas também foram compostas por ele (confira abaixo algumas dessas músicas).
Pensar em Você
Onde estará o meu amor
À Primeira Vista
Pedra de Responsa
Estado de Poesia
‘Pensar em Você’
“Pensar em Você” faz parte do quarto álbum de Chico César, “Mama Mundi”, lançado em 1999. A música ganhou depois versões na voz de Daniella Mercury e também na de Geraldo Azevedo. Com esse último Chico também gravou “Pensar em Você” em dueto no projeto “Violivoz”, lançado em 2023.
“É só pensar em você
Que muda o dia
Minha alegria dá pra ver
Não dá pra esconder
Nem quero pensar se é certo o querer
O que vou lhe dizer
Um beijo seu
E eu vou só pensar em você”
‘À Primeira Vista’
“À Primeira Vista” estourou nacionalmente em 1996 ao fazer parte da trilha da novela “O Rei do Gado”, na Globo, com uma versão cantada por Daniela Mercury. Ela, no entanto, foi gravada por Chico César um ano antes, no seu disco de estreia “Aos Vivos”.
“Quando não tinha nada, eu quis
Quando tudo era ausência, esperei
Quando tive frio, tremi
Quando tive coragem, liguei
Quando chegou carta, abri
Quando ouvi Prince, dancei
Quando o olho brilhou, entendi
Quando criei asas, voei”
‘Onde estará o meu amor’
“Onde estará o meu amor” é a música que criou um elo entre Chico César e Maria Bethânia. Ela gravou a música no disco ‘ mbar’, em 1996, e daí em diante se iniciou uma parceria que se mantém até os dias atuais. Chico fez a primeira gravação dele para a música em 1997 no disco “Beleza Mano”, o terceiro da carreira.
“Como esta noite findará
E o Sol então rebrilhará
Estou pensando em você
Onde estará o meu amor?
Será que vela como eu?
Será que chama como eu?
Será que pergunta por mim?
Onde estará o meu amor?”
‘Pedra de Responsa’
A canção “Pedra de Responsa” foi gravada em 1996 e é uma parceria de Chico César com Zeca Baleiro. Os dois, inclusive, devem lançar um disco que, de acordo com o próprio Chico traduz a amizade e identificação mútua da dupla. O nome do disco será “Ao Arrepio da Lei”.
“É pedra, é pedra, é pedra
É pedra de responsa
Mamãe, eu volto pra ilha
Nem que seja montado na onça”
‘Estado de Poesia’
A música estado de poesia dá nome a um dos mais emblemáticos discos e shows de Chico César. A canção já interpretada por nomes como Maria Bethânia e representa uma das obras primas do paraibano. Com o disco “Estado de Poesia”, Chico César venceu a 29ª edição do Prêmio da Música Brasileira, em 2018.
“Para viver em estado de poesia
Me entranharia nestes sertões de você
Para deixar a vida que eu vivia
De cigania antes de te conhecer
De enganos livres que eu tinha porque queria
Por não saber que mais dia menos dia
Eu todo me encantaria pelo todo do teu ser”
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.