Confira o gabarito extraoficial do segundo dia do Enem 2024

Confira o gabarito extraoficial do segundo dia do Enem 2024Juliana Morales

O Enem 2024 chegou ao fim, depois dos estudantes resolverem 45 questões de Ciências da Natureza e 45 Matemática (45 questões), neste domingo (10). O gabarito oficial do exame, no entanto, só será divulgado no dia 20 de novembro, de acordo com o cronograma do Inep. Mas, temos uma boa notícia: sites especializados e cursinhos estão corrigindo, extraoficialmente, a prova. Assim, você consegue ter uma boa ideia de como você se saiu.

É o caso do GUIA DO ESTUDANTE, que, assim como a CAPRICHO, pertence a Editora Abril e ajuda muito a nossa galera quando o assunto é vestibular. Em parceria com o Curso Anglo, a partir das 18h, ele estará realizando a correção do gabarito Enem 2024 em tempo real. Clique no link a seguir e fique atualizando a página para conferir as respostas!

Acesse aqui a correção extraoficial do 2º dia de todos os cadernos do Enem 2024

Como funciona a nota do Enem

No caso do Enem, a correção e notas não segue o padrão “1 questão acertada = 1 ponto”. Para a nota final da prova objetiva, é levada em consideração o conjunto das 180 questões respondidas e sua coerência. Esse método é conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI) e seu objetivo é medir não necessariamente os acertos, mas o desempenho dos estudantes no geral, por meio de cálculos matemáticos.

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Já que cada questão é analisada sozinha e, depois, no todo, o Enem se utiliza de três parâmetros para conseguir estabelecer as notas mínimas e máximas.

  • Parâmetro de discriminação: ele é capaz de identificar e separar os estudantes que compreendem e dominam um assunto e acertaram, daqueles que não e erraram;
  • Parâmetro de dificuldade: este parâmetro é o que estipula o valor de cada questão dependendo de sua dificuldade. Ou seja, quanto mais difícil uma questão, mais pontos ela terá;
  • Acerto casual (chute): é o que apresenta que aquele estudante, apesar de ter acertado, não domina o assunto e acertou por chute.

Estes três parâmetros, na prática, tornam possível que uma pessoa que acerta uma questão fácil e erre uma difícil tenha a nota similar àquela que errou a fácil e acertou a difícil. Isso porque o método entende que, ao errar a fácil e acertar a difícil, o acerto foi ao acaso, e não por realmente entender o conceito, já que a fácil exige menos conhecimento e habilidade que a difícil. Por isso, ao invés de ter os pontos que normalmente teria nesse caso, a questão difícil garante ao aluno menos pontos.

Da mesma forma, dois alunos com a mesma quantidade de acerto têm notas diferentes, e mais acertos não necessariamente significa mais pontos – todas essas questões são mutáveis dependendo de quais questões estão erradas ou corretas.

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