Chuva com volume de 100 milímetros derruba muros e deixa casas e ruas alagadas


Tocantins está com alerta laranja para chuvas intensas, que é válido até esta sexta-feira (26). Chuva causa estragos e alagamentos em Formoso do Araguaia
Uma chuva passageira deixou estragos no setor Planalto, em Formoso do Araguaía. Durante um curto período de tempo, foi registrada uma chuva com volume de 100 milímetros. Na região muros caíram, ruas e casas foram alagadas. Nesta quinta-feira (25), a Defesa Civil esteve no local para avaliar a situação.
A Prefeitura de Formoso do Araguaia informou a TV Anhanguera que além do grande volume de água, o acúmulo de entulho depositado pela comunidade em canteiros e lotes baldios e o sistema de drenagem antigo da cidade, podem ter estar relacionados ao alagamento. (Veja a nota na íntegra)
Muros são derrubados após enxurrada em Formoso do Araguaia
Reprodução/TV Anhanguera
Apesar da água ter caído em outras regiões, os estragos foram apenas no setor Planalto. O coordenador da Defesa Civil, Gilmar dos Santos, explica que com o grande volume de água, uma enxurrada derrubou um muro, que provocou um ‘efeito dominó’ causando a queda de mais outros dois que ficam ao lado.
“Os muros que caíram foi devido a idade avançada. A quantidade de água que caiu em um curto período de tempo fez com que o muro não resistisse. O primeiro muro caiu e tinha muito material dentro do terreno, como uma geladeira com canteiros, troncos de árvores, então o muro desceu com muito peso. E aí foi arrebentando mais dois muros até sair na casa seguinte, onde ela causou um transtorno maior”.
LEIA TAMBÉM
Tocantins terá alerta laranja para chuvas intensas até o final da semana
Chuva dificulta trabalho de busca por menino indígena desaparecido na Ilha do Bananal há cinco dias
Casas ficam alagadas após chuva com volume de 100 milímetros
Reprodução/TV Anhanguera
Os moradores ainda abriram os portões para tentar fazer com que a água descesse pelas ruas. Durante a vistoria realizada nesta quinta, a defesa civil alertou os moradores sobre o perigo da parte dos muros que não foram derrubados. Segundo o Gilmar, a recomendação é demolir essas estruturas.
Veja a nota completa da Prefeitura de Formoso do Araguaia
A Secretaria de Infraestrutura de Formoso do Araguaia informa em nota que o alagamento nesta quadra do Setor Planalto pode estar relacionado aos seguintes fatores: a intensidade da chuva que neste caso foi acima dos 100 milímetros, ao acúmulo de entulho depositado pela comunidade em canteiros e lotes baldios, e ainda ao sistema de drenagem da cidade que seria antigo, e faz um escoamento superficial durante chuvas de maior volume.
A Prefeitura de Formoso do Araguaia informa ainda que acionou a Defesa Civil para dar o devido suporte às famílias, assim como a Secretaria de Infraestrutura que deve realizar a limpeza dos terrenos nas proximidades da área atingida pela chuva e retirada de entulho arrastado pela enxurrada.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.