Carnaval 2024: confira alguns dos principais blocos do Rio de Janeiro

Veja a agenda com alguns dos principais blocos do Rio de Janeiroshutterstock

O Carnaval 2024 começa oficialmente no próximo dia 10 de fevereiro, no entanto, os tradicionais blocos de rua já esquentam a festa no período chamado “pré-Carnaval”.

O iG Turismo separou uma lista com alguns dos blocos de rua do Rio de Janeiro com datas a partir do próximo sábado (27). Lembrando que todos os horários e trajetos informados podem sofrer alterações. Confira!

Spanta Neném – Ipanema

Criado em 2003, o bloco Spanta Neném surgiu da vontade de celebrar o Carnaval de rua e a beleza da Lagoa Rodrigo de Freitas, considerados dois patrimônios da cidade do Rio. O Spanta Neném é hoje um dos principais blocos da cidade, sendo considerado “um estado de espírito”, entre o seu público.

A concentração do bloco está prevista para 11h de sábado (27/01), com dispersão às 17h. O trajeto passará pelas avenidas Epitácio Pessoa e Borges De Medeiros, número 638.

Se Não Quiser Me Dar, Me Empresta – Ipanema

Se Não Quiser Me Dar, Me EmprestaReprodução/Facebook

Um dos blocos de rua mais tradicionais do Rio de Janeiro, o “Se Não Quiser Me Dar, Me Empresta” espera reunir mais de 900 pessoas no domingo (28/01), às 10h com dispersão às 16h. O trajeto será do número 100 ao 320 da Avenida Vieira Souto.

Molha o Pé das Oito – Centro

Molha o Pé das OitoReprodução/Facebook

Com 14 anos de tradição, o bloco “Molha o Pé das Oito”, com sua roda de samba, espera reunir cerca de 700 pessoas no próximo dia 2 de fevereiro, sexta-feira, em sua concentração às 18h, com dispersão às 22h.

O trajeto será passará pelas ruas São José, 90; Rodrigo Silva, 18; da Assembleia; 200; do Carmo, 9 / 902; São José, 50 e Rodrigo Silva, 6.

Só o Cume Interessa – Urca

O nome do bloco, criado por um grupo de montanhistas, faz referência ao topo das montanhas e desfilará na Urca, no próximo dia 3 de fevereiro, sábado, com concentração prevista para 10h e dispersão às 16h. O público estimado é de 200 pessoas e o trajeto será: Praça General Tibúrcio, S/N.

Banda Bandida – Copacabana

Uma banda pré-carnavalesca idealizada por Milton Gadelha, Raimundo Garrone, Roberto Lameiras (em memória) e Mario Moraes. O desfile está previsto para o dia 3 de fevereiro, com um público estimado de 500 pessoas. O início da concentração será às 14h e dispersão às 20h. O trajeto será: Praça Manoel Campos da Paz, S/N.

Bloco da Favorita – Centro

Trazendo o funk para o Carnaval, o Bloco da Favorita é tradicional no Rio de Janeiro, e se torna um baile funk a céu aberto seguido por milhares de pessoas todos os anos. O bloco se destaca também por receber celebridades que cantam e dançam no trio elétrico.

Em 2024 o bloco fará uma homenagem à cantora Preta Gil, que passou por um tratamento contra o câncer no ano passado, previsto para começar às 07h, no domingo, dia 4 de fevereiro. Endereço: Av. Presidente Antonio Carlos, 1.

Morena do Dom – Centro

Vindo de um desfile para 700 pessoas, em 2023, o Morena do Dom espera um público de mais de 500 pessoas no Centro, na bairro da Carioca, no dia 4 de fevereiro. A concentração será às 15h e dispersão às 21h. Trajeto: Rua André Cavalcanti, 44.

Órfãos do Brizola – Centro

O Bloco “Órfãos do Brizola” é uma referência a Leonel Brizola, líder trabalhista e ex-governador do Rio de Janeiro. Em 2024 se completam 20 anos de sua morte e 30 do final de seu último governo no Rio.

O bloco espera receber um público estimado de 900 pessoas na sexta-feira, 9 de fevereiro, com concentração às 15h e dispersão às 21h. O trajeto será: Rua do Teatro, 29.

Rola Preguiçosa – Tarda mas não falha – Ipanema

Rola Preguiçosa – Tarda mas não falhaReprodução/Facebook

O bloco, além de diversão, busca incentivar seu público para os riscos e prevenção ao HIV, e para tanto recebeu seu nome peculiar. Está previsto para desfilar em Ipanema, no dia 9 de fevereiro, com início da concentração às 18h, e dispersão às 22h. O trajeto será: R. Maria Quitéria, 136 – R. Visc. De Pirajá, 338 – R. Vinícius De Moraes, 130.

Amigos do Catete – Catete

Bloco do bairro Catete, na zona sul do Rio de Janeiro, é formado por um grupo de ritmistas que garantem a animação na folia do cortejo durante o Carnaval carioca. O desfile está previsto para o dia 10 de fevereiro, com público estimado de 800 pessoas, com início da concentração às 14:00 e dispersão às 20:00.

O trajeto será: R. Do Catete, 309 – R. Pedro Américo, 06 – R. Pedro Américo, 225 – R. Dois De Dezembro, 131 – R. Do Catete, 274 – Sala 205.

É Tudo Ou Nada?! – Humaitá

É Tudo Ou Nada!!?Reprodução/Facebook

Criado em 2007 por um grupo de alunos do Colégio Pedro II, o bloco “É Tudo Ou Nada?!” reúne grandes multidões desde os seus primeiros anos, atraindo especialmente pessoas ligadas ao colégio de alguma forma. Cinco anos após sua formação, já foi inserido na programação oficial do Carnaval do Rio de Janeiro.

O desfile está previsto para se reunir no bairro do Humaitá, com público estimado de 200 pessoas. Com concentração às 10h no dia 11 de fevereiro e dispersão às 16h. O trajeto será: Rua Marques, 41 – R. Voluntários Da Pátria, 404 – Rua Conde De Irajá, 85.

Urubu Malandro – Saúde

O bloco surgiu com o objetivo de trazer alegria e unir famílias e amigos durante o Carnaval. O desfile está previsto para o dia 16 de fevereiro, com concentração às 18h e dispersão às 22h. O trajeto será: Largo São Francisco da Prainha, 4.

Superbacana – Tijuca

O bloco busca trazer toda a riqueza e diversidade da música Tropicália, com uma banda composta por mais de 10 instrumentistas. As inspirações para o “Superbacana” vêm de grandes nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Tom Zé, Gal Costa, Jorge Ben Jor e Rogério Duprat

O desfile está previsto para o dia 17 de fevereiro, no bairro da Tijuca na zona norte, com início da concentração às 16h e dispersão às 21h. O público estimado é de 300 pessoas. O trajeto será: Praça Castilhos França, 63-87.

Monobloco – Centro

O Monobloco foi idealizado em 2000 e com mais de 20 anos de tradição, é um dos grupos brasileiros com maior número de apresentações ao longo de todo o ano. Hoje é consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba.

O repertório eclético vai das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo xote de Alceu Valença, o forró de Luiz Gonzaga, e o funk de MC Leonardo, incluindo canções de Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Tim Maia.

Com público estimado de 300 pessoas, o desfile está previsto para começar às 7h, no dia 18 de fevereiro, com dispersão às 12h. O trajeto será: R. Primeiro de Março, 57 – Praça Ana Amélia, 13.

Todo Carnaval tem Seu fim – Botafogo e Campo Grande

Dividido em duas partes, o “1º Todo Carnaval tem seu fim” ocorrerá no sábado, dia 17 de fevereiro, em Botafogo, às 22:30, no Coordenadas Bar, localizado na Rua da Passagem.

Já o “2º Todo Carnaval tem Seu fim” ocorrerá no dia 24 de fevereiro, no Drunks Pub, na Rua Estrada Rio do A, em Campo Grande. Como o nome sugere, a festa tem inspiração na famosa música dos Los Hermanos, com especial da banda cover, sob o comando de Bubu, o trompetista oficial da banda original.

Ao contrário dos outros blocos da lista, por acontecer em locais fechados, é necessário pagar ingresso, os valores são: a partir de R$25, para o Coordenadas Bar, e a partir de R$20 para o Drunks Pub.

Conheça o iG Cruzeiros, novo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram, X (Twitter)Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.