Corumbá confirma o primeiro caso de mpox; MS possui 11 casos diagnosticados da doença


Segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde na fronteira (CIEVS-fronteira), o caso confirmado nessa sexta-feira (25), após uma sequência de testes. Imagem de microscópio eletrônico mostra partículas do vírus da mpox, em laranja, encontradas dentro de células infectadas, em verde.
NIAID
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde na Fronteira (CIEVS-fronteira) confirmou o primeiro caso de mpox em Corumbá (MS). O paciente, de 27 anos, recebeu o diagnóstico da doença nessa sexta-feira (25).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no Whatsapp
Conforme o CIEVS-fronteira, o jovem desconhece a fonte do contágio e negou ter viajado nos últimos 30 dias. Conforme o boletim, o paciente passou por testes rápidos para HIV, HB e sífilis, todos com resultados negativos.
Para conter o avanço da doença, o paciente segue em isolamento domiciliar e está realizando tratamento apenas sintomático.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Mato Grosso do Sul existem 10 casos confirmados da doença. O caso de Corumbá ainda não consta no sistema, mas já foi notificado pelo município.
O Monitor de Apoio às Informações em Saúde (MAIS) aponta que dos 57 casos notificados, 47 foram descartados para a doença. Os dados mostram que 90% dos casos notificados para a doença são de homens, sendo 40% na faixa dos 30 aos 39 anos, e a maioria, 66%, desconhece a fonte do contágio.
Dos casos confirmados, 7 são em Campo Grande e 3 em Ponta Porã, segundo o MAIS.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.